Certamente você já usou o Bluetooth, seja para conectar fones de ouvido ao celular ou para reproduzir aplicativos de música em caixas de som sem fio.
Em suma, essa tecnologia é um método de comunicação de curto alcance destinada a trocar os cabos que conectam dispositivos portáteis ou fixos, mantendo os melhores níveis de segurança.
Assim, os principais recursos oferecidos pelo Bluetooth incluem baixo consumo de energia e baixo custo. A especificação em Bluetooth define uma estrutura consistente para uma boa variedade de dispositivos falarem e se conectarem uns com os outros.
Mas, o que é Bluetooth e como a tecnologia funciona? Continue lendo para saber mais neste artigo.
O que é Bluetooth?
O Bluetooth é uma tecnologia sem fio aberta usada para troca de dados em curtas distâncias com a ajuda de transmissões de rádio de comprimento de onda curto de dispositivos fixos e móveis, criando redes de área pessoal (PAN) com altos níveis de segurança.
A história do Bluetooth remonta a 1994, quando a Ericsson Mobile apresentou um conceito para usar uma conexão sem fio para conectar itens como fones de ouvido ou fones de ouvido sem fio com outros itens, como telefones celulares.
A ideia por trás do Bluetooth foi desenvolvida à medida que as possibilidades de interconexões com uma variedade de outros periféricos, como impressoras de computadores, telefones e muito mais, foram realizadas.
Usando a ideia de desenvolvimento para a tecnologia Bluetooth, a possibilidade de conexões rápidas e fáceis entre dispositivos eletrônicos tornou-se o objetivo.
18 curiosidades sobre o Bluetooth
1. Origem do termo
A palavra “Bluetooth” vem do nome do rei Harald I da Dinamarca, do século X, que uniu tribos dinamarquesas em um único reino. A implicação é que o Bluetooth faz o mesmo com os protocolos de comunicação, unindo-os em um padrão universal.
2. Logotipo
O logotipo do bluetooth é uma combinação de inscrições vikings extremamente raras e iniciais do rei Haralds.
3. Gestão da tecnologia
O Bluetooth é gerenciado pelo Bluetooth Special Interest Group (SIG), uma associação comercial sem fins lucrativos que supervisiona o desenvolvimento de padrões Bluetooth e o licenciamento das tecnologias e marcas registradas Bluetooth para fabricantes. Aliás, 15.000 empresas se enquadram no SIG nas áreas de telecomunicações, computação, redes e eletrônicos de consumo.
4. Usos e implementação do Bluetooth
O Bluetooth usa uma tecnologia de rádio chamada espectro de propagação de salto de frequência, que corta os dados enviados e transmite pedaços deles na faixa de frequência de 2.400 a 2.483,5 MHz. Assim, esta faixa é a banda de frequência de rádio de curto alcance Industrial, Científica e Médica mundialmente reconhecida.
5. Segurança
O Bluetooth permite uma maneira segura de conectar e trocar informações entre dispositivos como fax, telefones celulares, telefones, laptops, computadores pessoais, impressoras, receptores do Sistema de Posicionamento Global, câmeras digitais e consoles de videogame.
6. Comunicação e conexão
Um dispositivo Bluetooth mestre pode se comunicar com no máximo sete dispositivos, embora nem todos os dispositivos suportem esse limite.
7. Dispositivos
Bluetooth existe em muitos produtos, como o iPod Touch, Lego Mindstorms NXT, PlayStation 3, PSP Go, Celulares, Nintendo Wii e alguns fones de ouvido de alta definição, modems, televisores e relógios.
8. Transmissão de dados
A tecnologia é útil ao transferir informações entre dois ou mais dispositivos próximos um do outro em situações de baixa largura de banda. Com efeito, o Bluetooth é comumente usado para transferir dados de som com telefones ou dados de bytes com computadores portáteis.
9. Diferença do Wi-fi
Tanto o Bluetooth quanto o Wi-Fi são tecnologias sem fio. No entanto, o Bluetooth é mais eficiente devido à interferência limitada entre os dispositivos conectados.
10. Fones de ouvido
A maioria das pessoas prefere fones de ouvido Bluetooth sem fio porque são mais convenientes e de melhor qualidade. Aliás, os fones de ouvido sem fio de hoje têm uma excelente reputação por sua qualidade de som e longa duração da bateria.
11. Uso de dados
O Bluetooth não usa nenhum dado. Quando o Bluetooth conecta dois dispositivos, ele forma algo chamado de Personal Area Network (PAN). Portanto, o PAN não requer conexão com a internet ou serviço móvel para transferir arquivos ou qualquer outra coisa.
12. Popularidade
Foi previsto em um trabalho de pesquisa em 2003 que a base de usuários Bluetooth cresceria para mais de um bilhão em 2006. Quando comparamos que no ano de 2008 apenas 5% dos dispositivos móveis suportavam a tecnologia, e agora em nossa época atual quando 95 % dos dispositivos suportam Bluetooth, realmente não precisamos de estatísticas para imaginar a magnitude do uso desse recurso.
13. Atualizações
Desde 1994, mais padrões Bluetooth foram introduzidos, aprimorando a capacidade da tecnologia e, portanto, tornando-a melhor para os consumidores. Você pode conferir a linha do tempo do Bluetooth abaixo:
- Bluetooth 1.0 (1999)
- 2.0-2.1 (2005)
- 3.0 (2009)
- 4.0-4.2 (2010)
- 5.0 e posteriores (2016)
14. Inventor
Em 2021, o Dr. Jaap Haartsen foi indicado ao Prêmio Inventor Europeu por sua inestimável contribuição para este mundo. Em suma, ele inventou a tecnologia Bluetooth e deu ao mundo inteiro um conceito para conectar vários dispositivos eletrônicos inteligentes usando frequências de rádio de baixa potência.
15. Espectro espelhado
A tecnologia Bluetooth opera dentro da banda industrial e científica de 2,4 a 2,485 GHz, usando um espectro espalhado, sinal de salto de frequência.
16. Limita o consumo de bateria
Os dispositivos Bluetooth não esgotam a vida útil da bateria. Como resultado, a especificação visa o consumo de energia do dispositivo, limitando o consumo da bateria.
17. Canais de voz
O Bluetooth também pode suportar canais de dados de até três canais de voz simultâneos. Portanto, é possível transferir os dados enquanto você fala ao mesmo tempo. Cada canal de voz individual suportará 64 KB.
18. Emparelhamento
Por fim, o emparelhamento de dispositivos, como fones de ouvido e telefones, é uma forma de registro de dispositivos. Desse modo, depois de emparelhar dois dispositivos, ambos retêm as informações necessárias para se reconectarem, e é por isso que você só precisa emparelhar seus dispositivos uma vez.
Como funciona o Bluetooth?
A conectividade Bluetooth requer componentes de hardware e software. Dessa forma, para enviar e receber comunicações Bluetooth, um dispositivo deve ter um microchip especial que contenha uma antena. Além disso, também deve ter um software complementar que possa processar os sinais.
Quando você conecta dois dispositivos com essa tecnologia, eles formam uma rede de área pessoal, também conhecida como PAN. Uma vez que a conexão é feita, os dispositivos se comunicam automaticamente sem a necessidade de intervenção humana.
Usos do Bluetooth
Parte da popularidade dessa tecnologia são seus múltiplos usos. Ele pode ser usado para:
- Controle sem fio e comunicação entre um telefone celular e um fone de ouvido viva-voz;
- Controle sem fio e comunicação entre um telefone celular e um sistema estéreo automotivo compatível com Bluetooth;
- Rede sem fio entre PCs em um espaço confinado e onde é necessária pouca largura de banda;
- Comunicação sem fio com dispositivos de entrada e saída do PC, sendo os mais comuns o mouse, teclado e impressora;
- Transferência de arquivos, detalhes de contato, compromissos de calendário e lembretes entre dispositivos com OBEX;
- Consoles de jogos, como o Wii da Nintendo e o PlayStation 3 e PSP Go da Sony, usam Bluetooth para seus respectivos controles sem fio;
- Acesso discado à Internet em computadores pessoais ou PDAs usando um telefone móvel com capacidade de dados como um modem sem fio;
- Para aplicações de baixa largura de banda onde não é necessária uma largura de banda USB mais alta e uma conexão sem cabos desejada.
O Bluetooth é seguro?
Talvez você esteja se perguntando se as ondas de rádio do Bluetooth são úteis ou prejudiciais e se há algo com o qual você deva se preocupar. Esta questão sempre foi um ponto de equívoco entre as pessoas.
Aliás, existem inúmeros estudos sobre o conceito de radiação, mas não há provas concretas que comprovem que a radiação de telefones celulares é prejudicial à saúde.
Por fim, devido a todos os rumores e mitos sobre a radiação, os fabricantes de eletrônicos começaram a produzir produtos que possuem menor potência de saída. Alguns especialistas concordam que a baixa potência de saída ajuda na redução das radiações e também proporciona melhor qualidade de som.
Fontes: Flechatech, Techtudo, Buscapé
Então, achou este artigo interessante? Pois, leia também:
Curiosidades sobre tecnologia – 16 fatos sobre a história da informática
5G no Brasil: o que é a nova tecnologia de internet móvel e quanto custa?
Alexa, o que (ou quem) é? Como funciona a tecnologia da Amazon