Ciência & Tecnologia

5G no Brasil: o que é a nova tecnologia de internet móvel e quanto custa?

A tecnologia 5G está chegando, e promete revolucionar a forma como usamos a internet móvel. Mas, você sabe o que é 5G e sua importância?

A tecnologia 5G é uma nova tecnologia de rede móvel para telefones, celulares, smartphones, tablets, computadores e até mesmo para carros. Além disso, essa nova tecnologia, tem como objetivo tornar a comunicação móvel mais eficiente, rápida e segura.

A rede móvel, ou tecnologia 5G, é a quinta geração das redes móveis. Ela vem sendo desenvolvida para comportar o volume crescente de informações que são trocadas diariamente entre dispositivos móveis ao redor do mundo.

Contudo, são bilhões de dispositivos sem fio, espalhados pelo mundo que utilizam da tecnologia de rede móvel. E o número de informações trocadas, mensagens, chamadas de voz e vídeo, envio de e-mails, entre tantas outras funções, crescem em grandes proporções.

E é aí que entra a tecnologia 5G, pois, sua função consiste em aumentar a velocidade de conexão simultânea, de forma segura e eficiente.

Continua após a publicidade

Portanto, com o 5G será possível realizar uma maior transferência de dados de forma simultânea, com uma cobertura mais ampla.

Vantagens e desvantagens do 5G

O 5G é a 5ª geração da tecnologia de rede sem fio, e começou a ser implantada no início do ano de 2020. E a previsão é que a cobertura chegue a 65% da população mundial.

Mas, quais são as vantagens de se utilizar o 5G? De acordo com os desenvolvedores da tecnologia, os pontos principais são: maior capacidade, estabilidade e velocidade.

Além disso, o 5G pode gastar cerca de 90% menos energia do que seu antecessor, o 4G. E o tempo de conexão entre aparelhos é inferior a 5 milissegundos. Outra vantagem, seria o aumento da duração da bateria do aparelho e um maior número de aparelhos conectados por área. Além da velocidade de conexão que pode chegar a 10 GBps.

Continua após a publicidade

Com o baixo consumo de energia, o 5G poderá se tornar uma alternativa mais ecológica. Outras vantagens seria a possibilidade de comunicação entre veículos autônomos, ou seja, a tecnologia 5G permitirá o desenvolvimento de sistemas de segurança que evitarão acidentes automobilísticos. Ademais, seria possível a possibilidade de realização de cirurgias remotas por meio de robôs.

1. Maior conectividade

Certamente, o 5G possibilita uma maior conectividade entre aparelhos, o que pode facilitar o gerenciamento de casas inteligentes, sistema de iluminação pública, sistemas de segurança, guichês e caixas de supermercados e estacionamentos. Resumindo, o 5G poderá facilitar o dia a dia das pessoas, através da ampla conexão entre aparelhos ao mesmo tempo.

Porém, como pode acontecer com qualquer tipo de nova tecnologia, há certas preocupações com relação à segurança, já que um número maior de aparelhos estarão amplamente conectados. Ao mesmo tempo, há a preocupação quanto à segurança de dados e possíveis ataques cibernéticos. Uma solução possível seria o uso da criptografia de forma cuidadosa para proteger as comunicações e os dados.

2. Acessibilidade

Apesar de ter sido implantado nesse ano de 2020, é esperado que o pleno uso do 5G seja por volta de 2025, nas principais capitais de todo o mundo.

Continua após a publicidade

As redes de 5G funcionam por meio de ondas de rádio, assim como as gerações anteriores, porém, com velocidade superior. E quanto às ondas de rádio, elas serão emitidas pelas antenas da rede 5G, que serão acopladas às antenas já existentes.  Essas antenas serão adaptadas para funcionar em paralelo com a nova infraestrutura de conexões, ou seja, juntamente com as gerações 3G e 4G.

Inicialmente, os preços não serão tão acessíveis, entretanto, com o passar do tempo, os preços tendem a abaixar. Inclusive, a implantação não será barata, estima-se que, na Europa, os custos somarão entre 300 e 500 bilhões de euros, um investimento muito grande.

Evolução da rede móvel

Atualmente, com toda a tecnologia disponível no dia a dia, fica difícil imaginar como era no passado, a vida cotidiana sem ela. Em outras palavras, tarefas simples como pedir um táxi, ou falar com alguém que estava longe, era bem mais complicado.

Com a criação do primeiro celular, em 1970, pelo engenheiro da Motorola, Martin Cooper, foi possível dar uma reviravolta na comunicação sem fio. E através da criação do celular, outras tecnologias começaram a evoluir também.

Continua após a publicidade

A tecnologia 5G vem da evolução da rede móvel, evolução essa que começou com a primeira geração de conexões sem fio para dispositivos móveis, com o 1G.

O 1G começou a ser usado no início dos anos 80, porém, sua qualidade e funcionamento deixavam muito a desejar. A chamada de voz tinha muita interferência, por ser uma tecnologia analógica. O peso dos primeiros aparelhos podiam pesar até 1Kg.  Além desses problemas, a bateria tinha pouca duração, por isso, o aparelho era usado exclusivamente para realizar chamadas.

E sua única vantagem era que com o 1G, era possível se comunicar com qualquer pessoa, em qualquer lugar, através do uso do celular.

Evolução dos aparelhos celulares

O 2G começou a ser usado na década de 90, trazendo uma qualidade melhor para as chamadas de voz. Por se tratar de uma tecnologia digital, foi possível atribuir outras funções aos aparelhos celulares, como o Short Messaging Service (Serviço de Mensagens Curtas), que ficou conhecido como SMS.

Continua após a publicidade

Com o valor mais acessível do que de seu antecessor, os celulares com tecnologia 2G se tornaram bem populares. Popularidade essa que cresceu ainda mais com a possibilidade de baixar imagens e sons, mesmo que de forma restrita.

No final dos anos 2000, foi lançado a 3ª geração da rede de dados móveis. Com a tecnologia 3G, foi possível a invenção dos smartphones, com uma capacidade maior em transmitir informações. Foi através do 3G que surgiram as chamadas de vídeo em tempo real, acessos em serviços de stream, e diversas outras funcionalidades, que só foram possíveis graças ao aumento da velocidade e capacidade de transferência de dados.

Revolução tecnológica

No ano de 2007, a Apple anunciou o lançamento do seu primeiro IPhone, com tecnologia e design a frente de sua época.  E já em 2008, a Google lançou seu próprio sistema operacional, o Android. O que causou uma grande revolução tecnológica nesse período. O 3G possui uma cobertura tão ampla e bem mais acessível, que ainda é bastante utilizado, mesmo nos dias de hoje.

O 4G foi lançado no ano de 2010, mas sua cobertura não é tão ampla quanto à do 3G. Mas graças a sua velocidade de 100 Mbps, o 4G vem crescendo, principalmente nos grandes centros urbanos ao redor do mundo.

Continua após a publicidade

O impacto do 5G no Brasil e no restante do mundo

A tecnologia 5G objetiva revolucionar tanto a economia, quanto o modo de vida em todo o mundo. O impacto tanto no Brasil, quanto em todo o restante do mundo, será na tecnologia de várias áreas, o que contribuirá para o desenvolvimento da “Internet das coisas”. Onde os dispositivos poderão estabelecer uma comunicação entre si, em tempo real, conectado o tempo todo. Como, por exemplo, carros e casas autônomos, além do uso de inteligência artificial. O que proporcionará soluções fáceis para o dia a dia, mudando a maneira com que vivemos.

A tecnologia 5G vem sendo testada e aprovada em vários países ao redor do mundo, como na Europa, Ásia, Oceania, América do Norte e América do Sul.

A rede 5G está em fase de testes no Brasil, já é utilizada em aparelhos de smartphones. Mas, segundo o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, estima-se que comece a funcionar plenamente, entre final de 2021 e início de 2022. Após o leilão do 5G que será realizado pela Anatel.

E você, o que acha dessa nova tecnologia para internet móvel? Se gostou do nosso post confira também: Google Earth – História e tecnologia do aplicativo de exploração do planeta

Continua após a publicidade

Fontes: Minha conexão, UOL, Whow, CIO

Próxima página »

Escolhidas para você