Ciência & Tecnologia

Curiosidades sobre o universo – 20 fatos sobre o cosmos que valem a pena saber

O universo certamente é uma vastidão inexplorada. Portanto, conheça aqui algumas curiosidades sobre ele que te deixarão intrigado

Por Lucas Alves

-

Certamente, sempre há novas curiosidades sobre o universo. A ciência e a astronomia são realmente fascinantes e sempre nos surpreendem com algo novo e, até então, inexplorado.

O Universo tem muitas estrelas, planetas, galáxias, mas por incrível que pareça, ele é vazio. Pois há um grande espaço separando todos esses corpos celestes.

Confira algumas curiosidades sobre o universo

Um gigante impossível

Large Quasar Groups é a maior estrutura já vista no universo. De fato, ele é formado por setenta e quatro quasares, que juntos têm quatro bilhões de anos-luz de diâmetro. Chega a ser impossível calcular quantos bilhões de anos gastaria para atravessá-la.

O Sol é do passado

A distância entre o sol e a terra é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros. Por isso, quando observamos o sol daqui, vemos uma imagem do passado. E com toda a certeza veríamos muito rapidamente se ela desaparecesse. Afinal, a luz solar leva em média oito minutos para chegar aqui na terra.

A maior presença de água do universo

Por ter vida aqui na Terra, e pela abundância de água do nosso planeta, sempre imaginamos que aqui é o lugar com maior presença de água. Mas você vai acreditar se eu dizer que não é? O maior reservatório de água do universo está no centro de um quasar e a 12 bilhões de anos-luz. No entanto, devido a sua localização próxima a um buraco negro colossal, a água forma uma grande nuvem.

Velocidade da Terra

Primeiramente, a Terra gira em torno do seu próprio eixo e esse movimento pode chegar até 1500 km/h. No entanto, ela também orbita em torno do sol com velocidade aproximada de 107.000 km/h.

Como essa órbita é elíptica, a velocidade da Terra muda e também influencia na gravidade. Assim, quando a Terra está mais próxima ao Sol (periélio) maior a gravidade e, consequentemente, quando está mais distante (afélio) menor a gravidade.

Maior corrente elétrica

Temos aqui outra entre as curiosidades sobre o universo. Essa maior corrente elétrica de um exa-Ampère provavelmente foi gerada em um enorme buraco negro e é levada a dois bilhões de anos-luz de distância da Terra.

Os planetas gasosos

Curiosidades sobre o universo - Fatos sobre o que há fora da Terra
Escola Kids

Outra entre as curiosidades do universo é que apenas quatro planetas do Sistema Solar (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) têm o solo rochoso e são bem mais densos que os demais. Mas o que isso quer dizer? Significa que os outros quatro planetas (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) são formados por gases presos, por isso serem denominados de planetas gasosos.

Assim esses planetas gasosos, apesar de apresentarem as maiores massas (peso) e o maior tamanho do sistema solar, são bem menos densos.

Framboesa e rum no ar

Pesquisadores dizem que no centro da Via Láctea há no ar o cheiro de framboesa e rum. A conclusão para esse cheiro atípico é que lá há uma nuvem de poeira composta por bilhões de litros de álcool e também tem moléculas metanoato de etila.

Ano galático

Entre as curiosidades do Universo temos a do ano galático. Portanto, essa é a representação do tempo necessário para que o sol complete a volta em torno do centro da nossa galáxia. Tempo este aproximado de 250 milhões de anos.

Buracos negros

Os buracos negros são formados no fim da vida das estrelas massivas, pois elas sofrem um intenso colapso gravitacional, reduzindo totalmente o tamanho. A saber, essa descoberta foi realizada pelo astrônomo e físico alemão, Karl Schwarzschild.

A primeira fotografia de um buraco negro foi tirada recentemente pelo projeto Event Horizon Telescope.

Partículas-fantasma

Certamente, as partículas fantasmas são os neutrinos. Não existe nada menor dentro deles, não tê carga elétrica, são muitíssimo leves, altamente voláteis e não são afetados por campos magnéticos. Além disso, o principal papel deles é “distribuir” as galáxias pelo espaço.

Estrela de Tabby

Curiosidades sobre o universo - Fatos sobre o que há fora da Terra
Galileu

Essa é um grande mistério que até hoje os astrônomos buscam respostas.  A estrela de Tabby foi identificada pelo telescópio espacial Kepler. Ela varia muito o brilho e é totalmente aleatória e fora do comum. Por isso, apesar de tantos estudos, é algo que os pesquisadores ainda não conseguiram explicar.

Greve espacial

Se você acha que greve acontece só por aqui, está muito enganado. A primeira grave espacial da história aconteceu na missão Skylab 4 em 1973. Primeiramente, cansados das determinações absurdas da Nasa, os astronautas decidiram fazer a greve para reivindicar os direitos. Certamente essa estratégia funcionou por lá.

Fisiologia

Como já sabemos não há gravidade no espaço e, assim, o corpo reage bem diferente do que acontece aqui. Nos astronautas o calor do corpo não sai da pele e o corpo transpira para se refrescar, no entanto não há suor para evaporar ou escorrer.

Assim acontece também para eliminar a urina. Eles precisam cronometrar a cada duas horas para urinar, pois eles não sentem vontade já que as bexigas não “enchem”.

Grãos de areia

Estudos indicam que na Via Láctea tem em média de 100 a 400 bilhões de estrelas. Já as galáxias estima-se 140 bilhões e a Via Láctea é apenas uma delas.

Regulamentação

Todo este trabalho de pesquisa e exploração do espaço está autorizado no Tratado do Espaço Exterior. Entre as definições uma delas proíbe o uso de armas nucleares no espaço.

Contradição de idade

Curiosidades sobre o universo - Fatos sobre o que há fora da Terra
Gizmodo

As estrelas mais antigas da Via Láctea são: a gigante vermelha HE 1523-0901 com 13,2 bilhões de anos e a Matusalém (ou HD 140283) com 14,5 bilhões de anos. Assim, curiosamente, contradiz até a idade do universo.

Supernovas visíveis na Terra

Até hoje as supernovas ficaram apenas seis vezes tão próximas e assim puderam ser vistas a olho nu. Supernovas são explosões brilhantes que acontecem nas estrelas.

Pequenos e poderosos

Os buracos negros menores têm muito mais poder de atração. Segundo estudos, o menor buraco descoberto até hoje é de 24km de diâmetro.

A distância vai impedir a humanidade?

A Nasa já iniciou alguns testes para mostrar que há a possibilidade de realizar viagens mais rápidas que a luz. Assim quem sabe a humanidade poderá visitar esse mundo ainda desconhecido.

Multiverso

A última entre as curiosidades sobre o universo é da ideia de que nosso universo é apenas um de muitos. Segundo os estudiosos, após o Big Bang houve uma expansão com vários outros universos. São apenas pesquisas e até hoje nada foi encontrado.

Então, o que achou da matéria? Dê uma conferida na matéria a seguir: Júpiter – Características e curiosidades do gigante gasoso.

Fontes: Canal Tech; Mundo Educação.

Imagem de Destaque: Olhar Digital.

Próxima página »

Escolhidas para você