Curiosidades

Andrômeda – Onde fica a galaxia, mitologia e curiosidades

Sendo a maior já conhecida, a Galáxia Andrômeda é parecida com a nossa Via Láctea além de ser famosa por "devorar" outras galáxias.

Pouco se sabem sobrem as galáxias, mas o que sabemos é que são aglomerados de gás, poeira bem como estrelas. Sendo elas bilhões e bilhões mantidas agrupadas por uma força gravitacional. Assim dentre as mais conhecidas estão a que nós vivemos, chamada de Via Lactea, porém a maior de todas é a Galáxia de Andrômeda.

Sendo nossa vizinha próxima, a Galáxia de Andrômeda possui formato espiral e faz parte do que chamamos de Grupo Local. Bem como são compostas pela Galáxia do Triângulo, a Via Láctea, a própria Galáxia Andrômeda além de mais outras 30, pequenas.

Porém o que a torna curiosa é que além de ser a maior já conhecida ela também é tida como a galáxia canibal. Isso é porque há relatos de pesquisas constando que possivelmente ela tenha “engolido” outras galáxias menores ao seu redor.

Galáxia Andrômeda - a grande devoradora de galáxias
Olhar Digital

A Galáxia Andrômeda

Galáxia Andrômeda - a grande devoradora de galáxias
Atronoo

A Galáxia Andrômeda é chamada assim por conta da usa proximidade da constelação de Andrômeda. Também possui a mesma forma espiral da Via Láctea, sendo a maior de todas as galáxias. Bem como também possui massa praticamente igual a nossa, com cerca de 7.1X10¹¹ massas solares. Sendo ela equivalente a 332.946 Terras. Assim como dispõe de 180 a 220 mil anos luz de diâmetro.

Continua após a publicidade

Ela também está localizada a uma distância de 2,2 milhões de anos luz da nossa Via Láctea. Além de ser um dos astros mais brilhantes e chamativos, com magnitude aparente de 3,4. Desta forma podemos observada-la no céu como uma mancha difusa, bem como no mês de agosto ela pode ser vista no período da noite, a 25° acima do horizonte nordeste.

Em pesquisas feitas com o telescópio espacial Hubble foi observado que a galáxia possui um núcleo duplo. Desta forma é possível que ela tenha “engolido” outras galáxias menores. O que explica o seu tamanho, assim tendo conquistado a sua grande extensão por conta das massas devoradas de galáxias vizinhas.

Continua após a publicidade

Mitologia de Andrômeda

Galáxia Andrômeda - a grande devoradora de galáxias
Mitologia

O nome dado a Galáxia vem da sua proximidade da constelação de Andrômeda, cujo termo é oriundo da princesa mitológica Andrômeda, filha de Cefeu. O mesmo era rei da Etiópia e da Cassiopéia. Porém, após ter declarado que a beleza da sua filha superava a das Nereidas, Netuno, o senhor dos mares liberou sua ira contra ele.

Sendo as Nereidas ninfas dos mares, Netuno enviou um monstro marinho para devastar o país de Cefeu. Contudo depois que o senhor dos oceanos lançar sua irá um oraculo o a Cefeu revelou que para se livrar do mal lhe imposto ele deveria fazer um sacrifício.

Continua após a publicidade

Tal sacrifício consistia em oferecer sua filha ao deus vingativo. E foi exatamente isso que Cefeu fez. Contudo quando Andrômeda estava exposta sobre os rochedos da praia para que o mostro a devorasse o herói Perseu a salvou. Usando a cabeça decepada de Medusa ele petrificou o monstro.

Galáxia Andrômeda - a grande devoradora de galáxias
Mitologia Grega Br

Posteriormente, Perseu casou-se com Andrômeda, bem como foram felizes por muitos e muitos anos. Por conseguinte, após a sua morte a bela jovem foi imortalizada em forma de constelação, a Constelação de Andrômeda.

A Galáxia “canibal”

Galáxia Andrômeda - a grande devoradora de galáxias
Canaltech

O fato de galáxias “engolirem” outras pequenas galáxias não é algo anormal. A nossa própria Via Láctea possui indícios de ter “comido” outras. Assim com a Galáxia Andrômeda não é diferente. Pesquisas mostraram que em um passado distante a Andrômeda já engoliu cerca de duas galáxias-anãs do seu próprio sistema estelar.

Bem como a “próxima” a ser “devorada” seria a nossa Via Láctea, daqui mais ou menos 4,5 bilhões de anos. Isso porque astrônomos conseguiram identificar as estrelas engolidas por ela, comprovando as evidencias das colisões. Assim como a Galáxia Andrômeda reúne grande coleções estrelares, com pelo menos 100 estrelas. Além de formações como astros antigos, podendo ter a idade do próprio Universo.

Continua após a publicidade

Isso se dá ao fato de que a Via Láctea e a Andrômeda estão cada vez mais próximas. Porém o inicio da colisão pode demorar cerca de 3 bilhões de anos, similar ao tempo de vida dado ao Sol. Contudo essa colisão será mais como uma evolução das galáxias, por meio de uma fusão ou por simplesmente troca de matéria.

Curiosidades

Também conhecida como Messier 31

Galáxia Andrômeda - a grande devoradora de galáxias
Biografias e Curiosidades

Chalers Messier foi um astrônomo francês que catalogou a grane Galáxia Andrômeda. Assim como documentou muitos objetos do espaço, coletivamente conhecidos como objetos Messier ou Catalog Messier.

Nomeado após a constelação de Andrômeda

Galáxia Andrômeda - a grande devoradora de galáxias
Mitografias

Como dito antes o padrão de estrelas foi nomeado por conta da princesa Andrômeda. Bem como foi catalogada pela primeira vez por Ptolomeu, um astrônomo grego, no século II. Além de ser conhecida por Chained Maiden, Persa e Cepheis.

Um trilhão de estrelas

Galáxia Andrômeda - a grande devoradora de galáxias
Hiper Science

Sendo a maior galáxia, Andrômeda possui cerca de um trilhão de estrelas, sendo quase o triplo de estrelas da Via Láctea. Assim como foi descoberto pelo telescópio Hubble da NASA que uma grande parte delas, sendo raras, são quentes e brilhantes.

Continua após a publicidade

Núcleo duplo

Galáxia Andrômeda - a grande devoradora de galáxias
Enigmas do Universo

A grande Andrômeda também possui dois núcleos, conhecidas como P1 e P2. Ambas possuindo milhões de estrelas densamente compactas, separadas por 5 anos luz.

Magnitude de 3,4

Galáxia Andrômeda - a grande devoradora de galáxias
Gizmodo Brasil

A Galáxia Andrômeda é uma das mais brilhantes, contendo uma magnitude de 3,4. Assim podendo ser vista a olho nu em noites sem lua. Bem como pode ser até seis vezes maior que a lua, se fotografada por um grande telescópio.

450 Clusters Globulares

Galáxia Andrômeda - a grande devoradora de galáxias
MDig

Por ser uma grande galáxia, Andrômeda possui cerca de milhões de Clusters Globulars. Ela são especies de empacotados de estrelas antigas, em agrupamentos globulares que podem determinar a idade do universo ou centro de uma galáxia. Assim foram identificados cerca de 450 globulares na Galáxia de Andrômeda, sendo quase o do dobro da Via Láctea, que possui 200 cachos.

E você o que pensa sobre as galáxias? E se gostou da nossa matéria confira também: Planetas do sistema solar, quais são e suas principais características

Continua após a publicidade

O que acontece quando um buraco negro engole um planeta?

Fonte: Fatos Desconhecidos, Info Escola, Nossa Ciência e Revista Galileu

Imagem destacada: Astro PT

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você