Ciência & Tecnologia

Júpiter – Características e curiosidades do gigante gasoso

Júpiter, o maior planeta do sistema solar é um gigante gasoso. Conheça aqui suas características que o fazem ser diferente do restante.

Júpiter é o maior planeta do sistema solar e, além disso, é o quinto planeta do sistema, tendo como referência o sol. Ele se destaca pelos anéis (satélites) ao seu redor e pela mancha vermelha.

Em 2016, a sonda Juno foi para Júpiter e, desde então, aqui na Terra, é possível conhecer e ter mais informações do planeta.

Portanto, conheça um pouco mais dele.

Características de Júpiter

Júpiter - Características do maior planeta do sistema solar
InfoEscola

Júpiter tem praticamente a mesma composição que o Sol, exceto por não ser tão quente. A sua rotação dura aproximadamente 9 horas 55 minutos e 30 segundos e já foram encontrados 67 satélites naturais ao seu redor.

Continua após a publicidade

De fato, é um planeta gasoso e o quarto corpo mais brilhante no céu, ficando atrás apenas do sol, lua e Vênus. Por conta de sua composição gasosa, ele tem uma atmosfera muito profunda. Entre elas há a famosa e grande “Mancha Vermelha” que leva o calor do interior para a superfície, além de abrigar tempestades.

Júpiter - Características do maior planeta do sistema solar
iQuilibrio

Outra característica é que há uma grande pressão em seu interior e por isso o gás hidrogênio é em estado metálico. Assim, ao serem quebrados, os elétrons ficam livres e os átomos constituem-se de prótons.

Continua após a publicidade

Movimentos de Júpiter

Júpiter - Características do maior planeta do sistema solar
Vix

A princípio, Júpiter possui uma massa 2,5 vezes maior do que todos os planetas do sistema solar juntos. Sim, exatamente, todos juntos. Assim, por ter muita massa, ele tem uma grande atração gravitacional. Dessa forma Júpiter atrai o sol e o sol atrai Júpiter. De fato, ambos giram em torno de um centro de gravidade comum.

Ele não tem muita aderência pelo fato de ser um planeta gasoso. Por isso sua rotação é muito rápida e dura aproximadamente 9 horas 55 minutos.

Continua após a publicidade

Curiosidades sobre as luas de Júpiter

Entre os 67 satélites (luas) naturais que há ao redor de Júpiter, duas descobertas por Galileu são bem conhecidas: Europa e Io.

Europa

Júpiter - Características do maior planeta do sistema solar
Hype Science

Um fato muito curioso que é estudado é a presença de água e, possivelmente, vida na lua Europa. Ou seja, ela é o astro com mais chances de possuir a vida da maneira que conhecemos. No entanto, o motivo que mostra isso é a presença de profundos oceanos alienígenas de água salgada. Porém, eles são cobertos por uma camada de gelo.

Io

Júpiter - Características do maior planeta do sistema solar
Gizmodo

O satélite Io possui elementos sulfurosos e sua atmosfera é quase toda composta de dióxido de enxofre. Assim o resultado é que a temperatura anoite é baixa. Digamos que há um neve não muito cheirosa e que, só após amanhecer, ela volta ao estado gasoso.

Confira essa matéria também, você pode gostar: Plutão – Características, luas e curiosidades do ex-planeta anão.

Continua após a publicidade

Fontes: Brasil Escola; Galileu; InfoEscola.

Imagem de Destaque: Olhar Digital.

Próxima página »

Escolhidas para você