Debate na Band: assista ao 1º debate dos presidenciáveis 2018 [ao vivo]

Marcado para as 22h, o debate na Band com os candidatos à Presidência da República em 2018 é o primeiro de uma série de nove outros debates eleitorais que serão realizados por veículos de comunicação no primeiro turno das eleições. O debate será em São Paulo, na sede da emissora.

Na oportunidade, os presidenciáveis responderão aos questionamentos de jornalistas, da própria emissora e do público. A intenção é que os eleitores possam conhecer as propostas de cada candidato para as várias áreas do governo federal.

Oito, dos 13 candidatos à Presidência comparecerão ao debate na Band: Álvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Jair Bolsonaro (PSL), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Ciro Gomes (PDT). O mediador será o jornalista Ricardo Boechat.

O ex-presidente Lula, que também teve a candidatura lançada pelo PT, não estará presente no debate da Band essa noite. A defesa do candidato chegou e entrar com um mandado de segurança no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) solicitando a participação de Lula na ocasião, mas o pedido ainda estava sendo analisado até a tarde dessa quinta-feira.

Como será o debate na Band

Tradicionalmente, o primeiro bloco do debate permite que os presidenciáveis façam perguntas entre si. Como a ordem do debate é definida anteriormente por sorteio, a primeira pergunta é de Boulos e a última, de Meirelles.

No segundo bloco, são os jornalistas da emissora que fazem perguntas e escolhem quem deve fazer a réplica.

O terceiro bloco é dedicado a uma nova rodada de perguntas entre os candidatos, aberta por Álvaro Dias e fechada por Ciro Gomes (questão também definida por ordem de sorteio). Enquanto isso, no quarto bloco,  entram novamente as perguntas dos jornalistas.

Encerrando o debate na Band, os candidatos fazem as considerações finais durante um minuto e meio. Ciro Gomes dará início a essa rodada e Henrique Meirelles a fechará.

Assista, ao vivo, ao debate na Band:

E, falando em eleições, a de 2018 já começou com tudo. Confira nessa outra matéria outra conversa acalourada sobre o assunto: Assista ao debate de Jair Bolsonaro no Roda Vida.

Fontes: Exame, Uol