Ciência & Tecnologia

Deep Web – o que é e como acessar essa parte sombria da internet?

Tem curiosidade de entrar no mundo misterioso da Deep Web? Então separamos algumas dicas para você acessar esta parte escondida da internet

Por Claudio Augusto

-

Motivo de curiosidade para muitos, a Deep Web é uma parte pouco explorada da web por ser difícil de ser acessada. Porém, você já tinha ouvido falar da Deep Web? Sabe o que é? Tem noção de como acessá-la?

A Deep Web nada mais é que uma parte da web que não é anexada pelo mecanismos de busca mais populares, como o Google. Assim, ela fica restrita do grande público. É uma rede com vários sites que não se comunicam entre si, dificultando ainda mais o acesso.

Se você já ouviu falar deste local restrito da internet, com certeza deve pensar que é algo ruim, já que geralmente a Deep Web é associada a pornografia infantil, comércio de drogas, etc. Porém, isso nada mais é que uma generalização, já que outros conteúdos se encontram por lá.

A seguir, indicaremos três formas de conseguir acesso a Deep Web, tudo de forma segura, seja no celular ou pelo computador.

Três formas para acessar a Deep Web

1. Acesso pelo Tor

Deep Web: Saiba como acessar a chamada 'Dark web"

A forma mais rápida e segura para acessar a Deep Web no computador é pelo programa Tor, que tem versões para Windows, Mac e Linux. Com isso, o Tor Browser traz um pacote completo que possibilita a entrada em endereços da Deep Web.

Ademais, o Tor Browser é um navegador pré-configurado para acessar a rede, sendo uma versão diferente do Firefox.

O Tor pode ser baixado na página oficial do programa. Contudo, logo após a instalação, é somente preciso seguir as instruções apresentadas na tela. Por medida de segurança, o instalador deve perguntar se você se encontra em uma conexão “livre de obstáculos”.

Porém, a não ser que você esteja conectado com em uma rede filtrada ou censurada, é só clicar na opção “Connect” e começar a navegação na Deep Web.

Logo após a instalação, você poderá entrar na Deep Web como anônimo tranquilamente, isso porque, ao invés de se conectar diretamente ao site, seu computador fará ligação com uma máquina do Tor, que se conectará com outra, assim sucessivamente. Ou seja, com este sistema, seu IP nunca poderá ser revelado.

Uma vez dentro da Deep Web, é necessário acessar diretórios de sites, diferentemente no Google, onde você procura na ferramenta de buscas. O diretório mais popular dentro do Tor é a Hidden Wiki.

2. Acesso pelo Android

Deep Web: Saiba como acessar a chamada 'Dark web"

Para entrar na Deep Web por meio de um celular com sistema operacional Android, você precisará baixar dois aplicativos. Ambos são do Tor Project, criador da rede Tor. Eles são:

1- Orbot Proxy: Este aplicativo irá se conectar à rede do Tor. Com isso, ele irá criptografar e deixar o seu acesso anônimo.

2- Orfox: Ele é, basicamente, o navegador real, sendo uma versão para celular do Tor que roda em computador. Contudo, o aplicativo só funcionará com o Orbot ativado.

Agora, acompanhe o que é preciso fazer para acessar a Deep Web do celular:

  1. Abra o Orbot Proxy e faça o processo de introdução;
  2. Toque em Mundo e selecione Brasil;
  3. Ative a opção Modo Apps VPN;
  4. Toque em Iniciar. Após isso,  aguarde a conexão. Você vai saber se está tudo ok quando aparecer Full Device VPN do lado da raposa;
  5. Se der arrado, marque a opção Usar Pontes e tente novamente;

3- Acesso por iPhone

Deep Web: Saiba como acessar a chamada 'Dark web"

Não existe no sistema IOS um aplicativo do Tor. Isso porque o programa do iPhone é restrito e limitado, já que a Apple obriga navegadores de outros sistemas a utilizarem o motor de navegação chamado WebKit, o mesmo do Google e Safari.

Como o Tor é baseado no Firefox pelo fato do programa proporcionar máximo anonimato na conexão, os meios de entrada na Deep Web pelo IOS pode ser menos seguro.

Por isso, o melhor meio de acesso de torna o Onion Browser. Siga as instruções a seguir:

  1. Baixe e instale o Onion Browser no iPhone ou iPad;
  2. Faça a configuração;
  3. Quando aparecer algo referente a Bridges, toque em Continue Without;
  4. O app vai conectá-lo à rede do Tor;
  5. Quando aparecer Connected, toque em Start browsing para iniciar a navegação;
  6. Se tudo estiver correto, você verá a mensagem “Onion Browser has successfully connected over Tor”.

Segurança na Deep Web

Por ser um local da Web misterioso, restrito e não indexado aos buscadores, os cuidados com segurança ao acessar a Deep Web devem ser redobrados. Isso porque, como não há censura a nada, muitos conteúdos ilícitos estão por lá.

Porém o sistema do Tor pode ser revisado por autoridades, então, tome cuidado para não fazer nada ilegal. Quanto aos cuidados, é só seguir o que você já faz no dia a dia, porém com muito mais atenção. Ter um bom antivírus em sua máquina é fundamental.

Achou interessante a nossa matéria? Então, leia mais esta: 10 coisas estranhas que você pode comprar na Deep Web.

Fonte: Tecnoblog

Imagens: TecmundoVTec, O Popular, Significados.

Próxima página »

Escolhidas para você