Curiosidades

Defeitos e qualidades: lista de adjetivos em ordem alfabética

Defeitos e qualidades são muito importantes para formar o caráter de uma pessoa. Reconhecer os próprios defeitos e qualidades é importante.

Provavelmente, você já fez uma lista com suas qualidades e defeitos em certo momento da sua vida certo? Isso é bem legal e interessante, pois faz parte do autoconhecimento. Aliás, é um ótimo caminho para crescer e evoluir.

Dessa forma, conhecer as próprias qualidades ajuda a mostrar o melhor que se tem. Do mesmo modo, conhecer os próprios defeitos, ajuda a expor o que não é tão legal.

Confira, em seguida, o que são qualidades e defeitos, quais as mais importantes para o ser humano e uma lista com várias qualidades e defeitos.

O que é qualidade

Em resumo, é um substantivo feminino, tendo origem do latim qualitate. Dentre as definições, tem-se: Natureza ou condição de status de algo; característica particular de um objeto ou indivíduo; algo que diferencia dos outros; classe ou modelo.

Característica boa de algo ou alguém. Contudo, para a linguística, é característica vocálica. Sobretudo, para a filosofia, é a essência do modo de ser de um indivíduo.

Continua após a publicidade

Alguns sinônimos de qualidade, certamente, são: família, aptidão, propensão, vocação, estirpe, orientação e inclinação. De fato, dentre os antônimos estão: defeito, fraco e problema.

Conceito

Defeitos e qualidades: lista de adjetivos em ordem alfabética

Assim também, sobre seu conceito, se diz que é o modo de alguém ser. É então, a propriedade de qualificar diversos tipos de serviços, objetos e indivíduos. Senta relacionada a percepção alheia de outros, das coisas. Envolve também fatores como por exemplo, a cultura que estamos inseridos e a expectativa pelos serviços e produtos.

Em contrapartida, a qualidade também pode ser medida por relação ao que se é prometido por eles. Além de valor, relação custo benefício e mesmos tipos de produto no mercado. Ainda falando sobre isso, certamente existem serviços medidores de controle de qualidade, garantia e gestão.

No entanto, qualidade também pode se relacionar com qualidade de vida, água, ar e serviços de um país. Todavia, isso ajuda na determinação de um país, se é melhor para viver ou não, além de eventuais problemas. É importante ter consciência de que o termo qualidade tem diversos tipos de utilização.

Isso pode trazer, sem dúvida, uma noção muito subjetiva. Ou seja, nem sempre essa definição vai ser clara e objetiva. Ainda que, o que pra você pode ter uma incrível qualidade, pode não ter para outra pessoa.

Continua após a publicidade

O que é defeito

Defeitos e qualidades - o que são, conceito e lista
Imagem: OSJB

Por analogia, é um substantivo masculino. Eventualmente, sua origem vem do latim defectus. Dentre as definições, decerto, tem-se: imperfeição, deformidade, podendo ser física ou moral; mau funcionamento de algo; bem como, a ausência de perfeição ou hábitos que possam causar danos.

Por isso, como sinônimos, existem: avaria, enguiço, vício, mania.

Conceito

Defeitos e qualidades - o que são, conceito e lista
Imagem: Jornal do ogunhe

Antes de mais nada, é qualquer tipo de desvio de um requisito. Ou seja, característica de item em relação que não alcance a expectativa. Apesar de, podendo afetar ou não, na capacidade do item de desempenhar uma função requerida.

Bem como na qualidade, é a definição de um defeito ou não, envolvendo fatores, extrapolando a objetividade. Seja como for, julgamentos estão atrelados à cultura, valores e pensamentos. Ao passo que, é preciso ter cuidado cuidado quando se considera julgamento, uma verdade absoluta.

Lista geral de qualidades

Defeitos e qualidades - o que são, conceito e lista
Imagem: Olhar digital

Em suma, existem centenas de qualidades. Confira, de fato, a lista de qualidades, em seguida:

A

Em síntese: adorável; afável; afetivo; agradável; ajuizado; alegre; altruísta; amável; amigável; amoroso; aplicado; assertivo; atencioso; atento; autêntico; e por fim, aventureiro.

Continua após a publicidade

B

Em síntese: bacana; benévolo; bondoso; e por fim, brioso.

C

Em síntese: calmo; carinhoso; carismático; caritativo; cavalheiro; cívico; civilizado; companheiro, além disso, compreensivo; comunicativo; confiante; confiável; consciencioso; corajoso; cordial; cortês; credível; criativo; criterioso; cuidadoso; e por fim, curioso.

D

Em síntese: decente; decoroso;  dedicado; descontraído, além disso, desenvolto; determinado; digno; diligente; disciplinado; disponível; divertido; e por fim, doce.

E

Em síntese: educado; eficiente; eloquente; empático; empenhado; empreendedor; encantador; engraçado; entusiasta; escrupuloso; esforçado; esmerado, além disso, esperançoso; esplêndido; excelente; extraordinário; e por fim, extrovertido.

F

Em síntese: feliz; fiel; fofo; forte; e por fim, franco.

G

Em síntese: generoso; gentil; e por fim, genuíno.

Continua após a publicidade

H

Em síntese: habilidoso; honesto; honrado; honroso; humanitário; e por fim, humilde.

I

Em síntese: idôneo; imparcial; independente, além disso, inovador; íntegro; inteligente; e por fim, inventivo.

J

Em síntese: justo.

L

Em síntese: leal; legal; livre.

M

Em síntese: maduro; maravilhoso; meigo; e por fim, modesto.

N

Em síntese: natural; nobre.

Continua após a publicidade

O

Em síntese: observador; organizado; otimista; ousado.

P

Em síntese: pacato; paciente; perfeccionista; perseverante; persistente, além disso, perspicaz; ponderado; pontual; preocupado; preparado; prestativo; prestável; proativo; produtivo; e por fim, prudente;

R

Em síntese: racional; respeitador; responsável.

S

Em síntese: sábio; sagaz; sensato; sensível; simpático; sincero; solícito; solidário; e por fim, sossegado.

T

Em síntese: ternurento; tolerante; tranquilo; transparente.

V

Em síntese: valente; valoroso; verdadeiro.

Continua após a publicidade

Z

Em síntese: zeloso.

Lista geral de defeitos

Do mesmo modo, existem centenas de defeitos listáveis:

A

Em síntese: agressivo; ansioso; antipático; antissocial; apático; apressado, ademais, arrogante; atrevido; autoritário; e por fim, avarento.

B

Em síntese: birrento; bisbilhoteiro; bruto.

C

Em síntese: calculista; casmurro; chato; cínico; ciumento; colérico; comodista; covarde; crítico; e por fim, cruel.

Continua após a publicidade

D

Em síntese: debochado; depressivo; desafiador; desbocado; descarado; descomedido; desconfiado; descortês; desequilibrado; desleal; desleixado, outrossim, desmazelado; desmotivado; desobediente; desonesto, além disso, desordeiro; despótico; desumano; discriminador; dissimulado; e por fim, distraído.

E

Em síntese: egoísta; estourado; estressado; exigente.

F

Em síntese: falso; fingido; fraco; frio; frívolo; fútil.

G

Em síntese: ganancioso; grosseiro; grosso.

H

Em síntese: hipócrita.

I

Em síntese: ignorante; impaciente; impertinente; impetuoso; impiedoso; imponderado; impostor; imprudente; impulsivo; incompetente; inconstante; inconveniente, posteriormente, incorreto; indeciso; indecoroso; indelicado; indiferente; infiel; inflexível; injusto; inseguro, além disso, insensato; insincero; instável; insuportável; interesseiro; intolerante; intransigente; irracional; irascível; irrequieto; irresponsável; e por fim, irritadiço.

Continua após a publicidade

M

Em síntese: malandro; maldoso; malicioso; malvado; mandão, além disso, manhoso; maquiavélico; medroso; mentiroso; e por fim, mesquinho.

N

Em síntese: narcisista; negligente, além disso, nervoso; neurótico.

O

Em síntese: obcecado; odioso; oportunista; orgulhoso.

P

Em síntese: pedante; pessimista; pé-frio; possessivo, além disso, precipitado; preconceituoso; preguiçoso; prepotente; presunçoso; e por fim, problemático.

Q

Em síntese: quezilento.

R

Em síntese: rancoroso; relapso; rigoroso, além disso, rabugento; rude.

Continua após a publicidade

S

Em síntese: sarcástico; sedentário.

T

Em síntese: teimoso; tímido; tirano; traiçoeiro, além disso, traidor; trapaceiro; tendencioso; e por fim, trocista.

V

Em síntese: vagabundo; vaidoso, além disso, vulnerável; vigarista.

X

Em síntese: xenófobo.

E então? Gostou da matéria? Confira, inegavelmente, também: Espelho quebrado – Origem da superstição e o que fazer com os cacos

Fontes: Psicanálise clínica, Dício

Continua após a publicidade

Imagem de destaque: Olhar digital

Próxima página »

Escolhidas para você