Deixar o carregador do celular na tomada, sem o aparelho, estraga?

Quem nunca abandonou o carregador de celular na tomada que atire a primeira pedra! Acredite, até mesmo sua mãe já fez isso na vida, mesmo que ela morra de tanto xingar você para que pare deixar o tal do carregador pendurado na tomada.

Mas, será que deixar o carregador de celular na tomada, sem o aparelho, realmente pode estragá-lo? Será que o carregador pode mesmo superaquecer, pode explodir, fritar por dentro e sofrer todo o tipo de má sorte, como seus pais vivem alertando você?

3

Se este era seu medo até hoje, fique calmo. Na verdade, deixar o carregador de celular na tomada não causa qualquer tipo de dano.

Segundo o site Superinteressante, da Abril, nem mesmo o fato de você deixar o carregador de celular na tomada do dia inteiro com o smartphone plugado a ele causa danos. Isso porque o carregador entra em mode de baixo consumo quando a carga do celular está completa.

Carregador de celular na tomada x consumo de energia

2

A única coisa que realmente acontece se você deixar o carregador de celular na tomada é o aumento no consumo de energia, como você já viu aqui, nessa outra matéria. Mas, nem este aumento é expressivo o bastante para justificar o alarde.

De acordo com especialistas, deixar o carregador plugado todas as noites, por exemplo, só resulta em um acréscimo de 20 centavos por mês na conta de energia. Dá para acreditar nisso?

Então, definitivamente, quando você quiser exercer seu lado mais preguiçoso e deixar o carregador de celular na tomada, tenha em mente que nada mais grave que o chilique de sua mãe vai acontecer. Menos mau, né? Ou não?

E, por falar em carregadores de celular e tomadas, não deixe de ler ainda: Como fazer uma tomada USB gastando apenas 5 reais.

Fonte: Superinteressante