Ciência & Tecnologia

O segredo que fará você nunca mais sentir cócegas

Sentir cócegas pode não estar entre as melhores sensações do mundo, mas com uma simples técnica é possível eliminar esse desconforto

Quem nunca se contorceu se cócegas não sabe o que é viver perigosamente entre o “quase morrer de rir” e o “pelo amor de Deus, pare com isso”. Mas, embora seja muito engraçado ver alguém passando por sessões de cócegas contínuas, sentir cócegas, propriamente, não é algo muito legal e, há milênios, as pessoas tentam artimanhas mil para se livrarem de vez dessa sensação.

Hoje, como você vai ver ao longo da matéria, você vai descobrir como fazer isso e se tornar imune ao poder de dedinhos alheios que querem fazer você sentir cócegas.

Mas, antes de “entregar o ouro”, é preciso que você saiba que a ciência ainda não chegou a uma conclusão final sobre o que as cócegas realmente representam em nossas vidas.

Principais técnicas para não sentir cócegas

1

Continua após a publicidade

Algumas teorias, por exemplo, defendem que sentir cócegas tem um significado social e que esse ato tem o poder de criar elos entre as pessoas que estão se contorcendo e a pessoa que está aplicando a sessão de tortura.

Bom, é isso o que muitos dizem, mesmo que o sentimento de algumas pessoas não seja muito amistoso depois de sentirem cócegas até as lágrimas.

Continua após a publicidade

Outra explicação dada por alguns cientistas é de que sentir cócegas pode funcionar como um alerta. Em situações em que alguma coisa esteja rastejando por nossa pele, por exemplo, é importante ter algum sinal.

Mas, ainda há outros estudiosos que defendem que o fato de sentir cócegas funcione como uma forma de submissão a um agressor. Talvez, em nossa humilde opinião, essa seja a explicação mais razoável, já que cócegas também podem ser vistas, por alguns, como um método de tortura.

Continua após a publicidade

Segredo

2

Mas, encurtando a conversa, essas reações, independente da explicação que recebam, só acontece quando uma outra pessoa aplica um toque leve sobre nossa pele. Isso porque, sentir cócegas é o resultado das mensagens nervosas, enviadas ao nosso cérebro. A partir das nossas milhares de terminações nervosas, então, rola uma espécie de reação a esse toque alheio.

No entanto, quando você mesmo se toca, sua ação já é esperada por seu cérebro, que não vê a situação como uma ameaça. Sendo assim, a percepção faz com que você não venha a sentir cócegas. É aí que mora o segredo de tudo!

Para você nunca mais sentir cócegas na vida, basta que você coloque sua mão sobre as mãos da pessoa que está tocando você. Esse ato simples, bobo e que você já poderia ter feito há muito mais tempo “engana seu cérebro”. Isso porque envia a ele um sinal sobre o que ele pode esperar, como se a ação do toque fosse sua. Dessa forma, é possível não sentir cócegas.

Continua após a publicidade

E aí, tem coragem de tentar?

Próxima página »

Escolhidas para você