Descubra o que significa este símbolo nas embalagens

Está vendo essa letra da foto em destaque? Por acaso você já viu esse símbolo nas embalagens dos alimentos por aí? Você sabe para que ele serve o que ele significa? Ele não está aí por acaso e o significado dele é bastante relevante para algumas pessoas.

Isso porque o símbolo nas embalagens diz respeito à qualidade na fabricação dos produtos, segundo a certificação judaica Hechsher (kosher). Você pode não saber, mas os judeus seguem algumas regras religiosas quanto à alimentação e, por isso, eles só podem se alimentar com produtos que seguem certos procedimentos durante a fabricação e o preparo.

Logo, esse símbolo nas embalagens comprova que o produto é kosher e, por isso, não fere as regras de alimentação do Judaísmo. Interessante, não?

 

Por que nem todas as marcas têm o símbolo nas embalagens?

Para conseguir esse símbolo nas embalagens, as marcas passam por provas severas de qualidade que têm por objetivo certificar se a produção está de acordo com as regras estipuladas pela religião.

O símbolo se refere também à qualidade do produto final, mas também à qualidade da matéria prima. Isso porque os equipamentos usados na produção também precisam ser limpos, segundo as tais regras, que inclui eliminar todo e qualquer tipo de substâncias “estranhas” nesse processo.

Mesmo não se tratando de um tipo de alimento hipoalérgico, o símbolo Hechsher garante também que os grupos de alimentos “carne e lácteos” não estão misturados. A única exceção são os alimentos “neutros”, cujo símbolo significa que eles não possuem carne ou leite, o que ajuda bastante os alérgicos.

Quais as marcas certificadas?

Agora, se você está se perguntando quais são as marcas que produzem alimentos com esse símbolo e as adequações necessárias, fique sabendo que há muitas organizações que se adequaram às especificações judaicas de alimentação, como Coca-Cola, produtos Nestlé, Jim Beam, Heinz e outras marcas.

O significado dos símbolos

Sobre os símbolos kosher mais usados, estão o ‘U’ ou o ‘OU’ (Orthodox Union). Entretanto, há variações que permitem descobrir a categoria o alimento, especificada pela letra na parte direita do símbolo:

. OU: não contém carne ou leite, um produto “neutro”
. OU-D: produto lácteo
. OU-M (OU-Glatt): contém carne
. OU-F: contém ingredientes de peixe

Claro que não são apenas os judeus que podem consumir esses alimentos. Você mesmo deve ter vários produtos relacionados à alimentação com esses símbolos na embalagem em casa. Por que não vai conferir?

Agora, falando em embalagens, essa outra matéria vai fazer você ficar de queixo caído: 20 embalagens tão criativas que praticamente se vendem sozinhas.

Fontes: Incrível, Business Insider