Curiosidades

Nomes dos carros – Origem e significado dos nomes dos carros populares

Celta, Bora, Elba, Jetta, Apollo? Descubra, na lista que preparamos abaixo, o significado dos nomes dos carros populares (e antigos).

Se você entende um pouquinho de carros, certamente, conhece os modelos de várias marcas pelo ano de fabricação. Aliás deve entender a diferença entre eles, as vantagens de cada um, e, claro, qual é o melhor e porquê. Mas, será que você sabe dizer qual o significado dos nomes dos carros populares?

Por exemplo, o “celtinha” se chama Celta por alguma razão, não é verdade? Você sabe qual foi esse motivo que levou ao nome do carro e de onde veio essa inspiração?

E os outros carros populares, e até meio antigos, que já andaram ou ainda andam por aí. Será que você conhece o significado dos nomes dos carros que você já viu milhares de vezes?

Continua após a publicidade

Se você nunca parou para pensar no assunto, prepare-se, porque hoje vamos “destrinchar” este assim. Como você vai ver, todos os nomes dos carros populares com os quais você está acostumado têm um motivo e um significado bem interessantes.

Logus, Bora, Elba, Jetta, Apollo, Palio e assim por diante. Se você não sabe o que significam estes nomes, não deixe de conferir a lista que preparamos logo abaixo.

Continua após a publicidade

Descubra o significado dos nomes dos carros populares (e antigos):

1. Lada Niva

Niva são campos de trigo em russo.

Continua após a publicidade

2. Chevrolet Celta

Celtas eram povos divididos em diversas tribos que se espalharam pelo noroeste da Europa no século VI antes de Cristo.

3. Volkswagen Logus

Logus tem origem grega e significa ponto de equilíbrio, a harmonia e o ritmo que regem o universo.

Continua após a publicidade

4. Fiat Palio

Palio era uma corrida de cavalos realizada na Idade Média durante as festas populares, cujo vencedor levava esse nome. A mais famosa se deu próximo a cidade de Siena, na Itália.

5. Volkswagen Eos

O nome Eos, vem da mitologia grega. Para os gregos antigos, Eos foi a Deusa do amanhecer. Ou seja, eles acreditavam que ela emergia das profundezas do oceano, em sua carruagem alada, todas as manhãs para trazer o sol a humanidade. Sobretudo, Eos também é a mãe dos ventos, do entardecer e das estrelas da manhã.

Continua após a publicidade

6. Renault Clio

Clio, em suma, é a musa da história e da criatividade. Ou seja, aquela que divulga e celebra as realizações.

7. Volkswagen Bora

Bora, afinal, é um vento que sopra no mar Adriático, na Dalmácia.

Continua após a publicidade

8. Fiat Elba

Elba, aliás, é uma ilha na região da Toscana, na Itália. Inclusivo, ficou conhecida por ter abrigado Napoleão Bonaparte em seu exílio em 1814, após a fracassada invasão da Rússia.

Mas, a história de Elba remonta ao período pré-romano. Ou seja, quando foi colonizada por lígures e, em seguida, por etruscos.

9. Volkswagen Jetta

Jetta, portanto, foi gerado por computador e dá nome às versões sedã do Golf desde 1979. Apesar disso, não foi adotado sempre em todos os países.

Continua após a publicidade

10. Volkswagen Apollo

Apollo, em suma, era o deus grego. Aliás, nas mitologias grega, romana e etrusca, foi identificado como o deus do sol.

E, então, quais outros nomes de carros “engraçados” que você conhece o significado? Não deixe de compartilhar conosco nos comentários!

Continua após a publicidade

Agora, falando em carros, não deixe de conferir também: 24 segredos para melhorar a convivência com seu carro.

Fonte: Estadão

Próxima página »

Escolhidas para você