Curiosidades

Para que serve o furinho extra misterioso dos tênis?

Você já se perguntou para que servem aqueles dois furinhos misteriosos do tênis? Confira aqui como usá-los e para que eles servem.

Embora poucas pessoas estejam cientes de sua presença, há dois furinhos misteriosos na maioria dos tênis. E entre os que o fazem, são poucos os que realmente conhecem a sua utilidade.

Aqueles buraquinhos extras que ficam mais perto do tornozelo passaram a ser amplamente ignorados, e isso não ocorre porque eles passam despercebidos, mas porque poucos realmente sabem como usá-los.

Em suma, esses orifícios contribuem tanto para ajudar na ventilação do sapato, como para permitir um melhor ajuste do calçado ajudando a fixar melhor os atacadores. Saiba mais sobre eles a seguir.

Para que serve o furinho dos tênis?

Pode não parecer, mas esses furinhos misteriosos no tênis servem para as seguintes funções:

1. Evitar entorses de tornozelo

A maneira como temos que usar esses buracos pode parecer um pouco estranha e difícil, mas não é nada. Isso fará com que o tênis se junte mais ao nosso pé e tornozelo, como se fosse uma luva. É essencial evitar que os nossos pés “escorreguem” quando treinamos ou simplesmente quando vamos passear.

Em treinos de alta intensidade, este orifício será de grande ajuda, sobretudo quando fazemos exercícios mais difíceis e repetidos. Da mesma forma, os impactos que nossas articulações sofrem aumentam o risco de lesões.

Continua após a publicidade

Portanto, é possível minimizar essas possibilidades aprendendo a amarrar os cadarços passando os fios por esses buraquinhos.

2. Reduz o aparecimento de bolhas

O objetivo de usar esse buraco e amarrar os tênis corretamente é, além do que foi mencionado anteriormente, também reduzir o aparecimento de bolhas e evitar que os dedos batam na frente dos sapatos.

A trava do calcanhar é especialmente útil para corridas longas, caminhadas e outras atividades que normalmente terminam com bolhas no calcanhar e dedos machucados.

Mesmo se você não estiver calçando os tênis para malhar, amarrar esses furinhos extras pode fazer com que um tênis pareça mais confortável.

3. Evita que os cadarços se desamarrem sozinhos

Embora pensemos que os cadarços estão milagrosamente desamarrados, a ciência explica porque isso acontece. Grande parte do problema decorre da violência de cada passo ao atingir o solo com sete vezes a força da gravidade.

Este impacto estica e empurra o nó. Acrescente a isso que o movimento de chicoteamento dos laços e pontas do arco separa simultaneamente os fios. Essas duas forças combinadas são o que desamarra os cadarços “por si só”. Felizmente, isso pode ser evitado ao usar os furos extras dos tênis.

Como usar os furinhos estra do tênis?

1. Passe o cadarço dentro do furinho extra, de maneira a formar uma alça. Repita o procedimento do outro lado.

Para que serve o furinho extra misterioso dos tênis?

2. Em seguida, Use a ponta do lado direito para passar dentro da alça do lado esquerdo.

2

3. Agora é só puxar, para baixo, as duas pontas ao mesmo tempo, de forma que as alças encolham, prendendo o cadarço.

Para que serve o furinho extra misterioso dos tênis?

4. Daí é só dar um laço normal e começar o procedimento no outro pé.

4

Abaixo, o vídeo ajuda a entender melhor a utilidade do furinho misterioso dos tênis:

Fonte: Almanquesos, Tudo Interessante

Leia também:

Aprenda a amarrar o cadarço do jeito certo

Para que serve o furinho no cabo do pirulito?

Para que serve o furinho na lateral da caneta BIC?

Descubra a utilidade de 12 furinhos polêmicos

Para que serve o furinho no meio da caneta BIC?

Como escolher um tênis para corrida e para caminhada?

Para que servem aqueles dois furinhos do All Star? Descubra!

Próxima página »

Escolhidas para você