Descubra quantas pessoas no mundo têm o mesmo nome que você

Maria, João, Marilyn, Michael. Como é seu nome? Por mais incrível e criativo que ele possa parecer, dificilmente ele será exclusividade sua no mundo ou, pelo menos, no Brasil, sabia? Segundo o Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de 130 mil nomes diferentes em nosso país.

Só para você ter ideia, esses 30 nomes “diferentões” que já mostramos por aqui são fichinha perto de toda essa variedade de nomes e sobrenomes estranhos compilados. Uma outra matéria da Revista Superinteressante, por exemplo, mostrou que, por aqui, aproximadamente 3.815 pessoas foram batizadas com o nome “Pedra” e 46, com o nome Tarzan. Até mesmo de Gilete alguns brasileiros são chamados, cerca de 26, inclusive. Dá para acreditar?

Quantas pessoas têm o seu nome?

Agora, voltando ao que dissemos no início, é bem difícil que você tenha sido a única pessoa no mundo a receber o nome que recebeu de seus pais. E isso, aliás, é bem fácil e divertido de ser comprovado.

Uma ferramenta disponibilizada pelo IBGE (clique aqui) possibilita que você encontre os xarás que você tem por aí e permite que você descubra se eles são mais homens ou mulheres, quais os Estados em eles mais se destacam e até em que década seu nome foi mais popular. Interessante, né?

De onde vem seu sobrenome?

E, se quiser ainda dar aquela checadinha em seu sobrenome, essa outra ferramente (clique aqui), disponibilizada pela Forbes, mostra o significado de seu nome de família. Ela indica também de que parte do mundo é possível que seu sobrenome tenha vindo e outros detalhes bem interessantes.

E aí, ficou curioso por investigar de onde vem seu nome? Então vá em frente. Só não se esqueça de nos contar os detalhes sórdidos nos comentários, ok?

Agora, se seu sobrenome não estiver naquele link, essa outra matéria poderá ajudar bastante: Descubra a origem de 15 sobrenomes mais comuns no Brasil.

Fonte: TNH1, Censo 2010, Forebears