Se você ainda não percebeu, vamos começar essa matéria dizendo logo uma verdade dolorosa e até mesmo aterrorizante: o Google espiona você.
Para começar, existe uma só conta para acessar seu e-mail, entrar na rede social do Google e assim por diante, não é mesmo? Pois é, todas suas informações mais relevantes, todas suas preferências e discordâncias, tudo o que você comprar, compartilha e fala com outras pessoas na internet são coisas que o Google sabe sobre você e que guarda em seu “bancos de dados”.
É por isso, e não por mágica, que aparecem anúncios que te interessam nos sites que você visita. No YouTube, por exemplo, vai sempre aparecer vídeos com temas que você costuma ver.
A empresa, claro, diz que esses são recursos inocentes, usados apenas para “refinar” o conteúdo mostrado para seu usuários e melhorar a experiência que as pessoas têm com os recursos oferecidos pelo Google. Aliás, são diversos os métodos usados para coletar as informações que o Google sabe sobre você, incluindo os termos buscados e assim por diante.
Mas, na verdade, esse assunto vai muito mais além. Inclusive, é bem possível que você fique escandalizado ao descobrir o que ele sabe sobre sua vida. Abaixo, aliás, você poderá ter uma pequena amostra disso, seguindo o pequeno tutorial que disponibilizamos.
Afinal, o que o Google sabe sobre sua vida?
1. Seus dados
Faça o login no Google e acesse a página de configurações. Se tiver dificuldades, clique aqui.
2. Seu histórico
Em seguida, procure por “Histórico da Conta”, na parte superior da página. Acesse esse campo e vá em “Anúncios”. Se preferir um caminho menor, clique aqui.
3. Seus interesses
Na parte de “Interesses”, selecione “Editar”. Nessa etapa você vai conseguir ver os assuntos que o Google sabe ser interessantes para seu perfil.
4. Seus destinos
Acha que acabou? Pois bem, clicando aqui você ainda vai conferir ainda uma das informações mais bizarras da lista: os lugares por onde você tem andado (mesmo que jamais tenha compartilhado esse destino). Usuários de Android que autorizam o funcionamento dessa ferramenta podem conferir essa informação por datas!
E então, o sistema de busca sabe ou não sabe sobre sua vida?