Descubra tudo que o Facebook espionou sobre você

Você já deve a oportunidade de descobrir, aqui no Segredos do Mundo, tudo o que o Google sabe sobre sua vida. Agora chegou a vez de saber todos os dados que o Facebook espionou sobre você, ao longo do tempo que você esteve na rede social, compartilhando suas fotos, suas localizações, preferências e até mesmo as conversas que já teve em toda sua história na rede.

Assustador, não? A gente também acha. O pior de tudo é saber que as pessoas, sem ter consciência, aceitam que inúmeros sites e redes sociais por aí recolham e armazenem seus dados, na hora da abertura de suas contas, pelo simples fato de aceitaram os termos de condições da página.

É assim, por exemplo, que as redes sociais e outros sites da internet apresentam conteúdos que, normalmente, são de seu interesse ou sabem dados sobre sua vida que você não lembra de ter fornecido. Na rede social de Mark Zuckerberg as coisas também funcionam assim, só que não existe uma relação muito clara sobre os dados que o Facebook espionou sobre você e sua vida.

Veja como descobrir as coisas que o Facebook espionou sobre você:

1. A única forma de um usuário descobrir o que o Facebook espionou ou ainda espiona sobre seus dados é acessando a parte de “Configurações Gerais da Conta”. Esse link leva diretamente a essa parte da rede.

1

2. Ao entrar nessa sessão, o usuário tem que clicar em “Baixe uma cópia de seus dados do Facebook”. Depois disso, é só inserir seu e-mail de login e a senha. Em algumas horas será enviado um documento, por e-mail, esclarecendo tudo que o Facebook espionou sobre você.

2

3. O informe, como você vai ver se fizer o pedido, apresenta quatro pastas: fotos, vídeos, HTML e Index. Esse último item, aliás, reúne todas as informações sobre o usuário que estão em posse da rede social, ou seja, tudo o que o Facebook espionou sobre você. Entram nisso, gosto musical, literário, preferência de filmes, interesses gerais e muito mais.

3

4. Além disso, no tópico nomeado “Anúncio”, estarão todos os assuntos considerados de seu interesse. Já, no item “Amigos”, é possível ver todos seus amigos da rede social, os usuários que foram excluídos de seus contatos e pessoas que receberam sua solicitação de amizade, mas não a aceitaram.

4

5. O mais assustador das coisas que o Facebook espionou sobre você, com certeza, são suas mensagens. Praticamente todas elas são mostradas nesse arquivo, desde seu primeiro dia na rede social até o dia da solicitação desse “arquivo de espionagem”, digamos assim. 

5

Agora, se você ficou escandalizado com tudo o que o Facebook espionou sobre você, caro usuário, a notícia seguinte não é nada boa. Isso porque, ao contrário do Google, o Facebook não conta com qualquer tipo de mecanismo que permita o dono do perfil limitar a invasão à sua privacidade.

Como dissemos no início da matéria, quando você aceita os termos de uso da rede social, ao assinar uma conta, você acaba permitindo que tudo que você informa seja armazenado. Então, o mais chocante dessa história é que você, sem saber, concordou com tudo que o Facebook já espionou sobre você.

Loucura total, não acha?