Desentupir pia: três dicas simples e baratas para resolver o problema

Existem alguns problemas de que casa que são realmente irritantes. O entupimento do vaso e da pia, provavelmente, são as situações problemáticas mais frequentes em uma residência. Quando ocorre, o primeiro intuito da maioria das pessoas é ligar para um encanador, mas por que não tentar concertar antes de recorrer à um profissional?

Confira três dicas certeiras para desentupir pia

1. Com um desentupidor de pia (êmbolo)

Primeiramente ferva uma quantidade de água que dê para cobrir metade da cuba de sua pia. Se a pia já estiver com água, use um balde para esvazia-la.

Posicione o desentupidor de pia sobre o ralo e trabalhe com movimentos rápidos e firmes, para cima e para baixo. Faça esse processo por alguns segundos e depois retire o desentupidor, veja se a água começa a descer, caso não ocorra, repita o processo.

Se não funcionar, tente o próximo método.

2. Com vinagre e bicarbonato de sódio

Primeiramente, retire toda água da pia com uma tigela e um balde, se houver.

Encha uma xícara de chá de bicarbonato de sódio, você pode encontra-lo em qualquer farmácia, e em seguida despeje no ralo da pia.

Pegue o vinagre, um copo americano (200 ml) deve ser o suficiente, e derrame sobre o ralo. Aguarde 5 minutos para que as reações ocorram. Para finalizar despeje 1 litro de água fervendo no ralo e aguarde. Se a pia não desentupir tente a próxima dica.

3. Com uma sonda de desentupimento

Procure as conexões da pia, coloque um balde embaixo, e desencache-as. Normalmente as conexões de uma pia são dividas em duas partes: um cano sanfonado e uma mine caixa de gordura. É quase certo que você conseguirá desenroscar os tubos manualmente.

Retire primeiramente a caixa. Verifique se existe alguma obstruindo-a, se sim, retire e enrosque na pia novamente. Ligue a água e veja se o problema foi solucionado.

Se a pia ainda estiver entupida, retire a caixa novamente e dessa vez retire o cano sanfonado que está conectado à parede também.

Pegue a sonda de desentupimento e insira na tubulação, gire a manivela no sentido horário, tanto quanto for possível. Se você perceber alguma resistência, gire a manivela para o outro sentido. Agora você precisará puxar o cabo para fora, sem deixar de girar a manivela.

Repita esse processo de 2 a 3 vezes. Em seguida conecte todos os tubos, despeje água quente na pia e observe se ela desce. Se não funcionar, esse é o momento de ligar para o encanador.

 

 

Fontes: GetNinjasWikiHow
Imagens: Reprodução