Curiosidades

Deserto do Saara: onde fica? como é o clima? Realmente é muito seco?

O deserto do Saara é o segundo maior deserto do Planeta Terra e possui muitas particularidades que você vai descobrir agora.

O Deserto do Saara possui uma beleza única, além disso, é o segundo maior deserto, com aproximadamente 9 milhões de quilômetros quadrados.

Localizado nos países Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Níger, Sudão e Tunísia. Ele está completamente inserido na Africa, sendo que suas fronteiras são Mar Mediterrâneo e Cordilheira do Atlas ao norte, Mar Vermelho a leste, o Sahel ao sul e o Oceano Atlântico a oeste.

Em um passado distante, ele já foi uma gigantesca floresta tropical, abrigando um dos maiores lagos de água doce do mundo, o Lago Chade. Com o passar do tempo e as alterações climáticas sofridas no local, ele foi transformado num grande deserto, a cerca de 2,5 milhões de anos.

Clima no deserto do Saara

Tudo o que você precisa saber sobre o deserto do Saara

O deserto do Saara é o mais quente do mundo com uma baixíssima temperatura do ar. A temperatura extremamente alta leva a locais extremamente secos.

Também existe uma enorme variação térmica, sendo que durante o dia as temperaturas podem atingir os 50 °C enquanto à noite podem chegar a -10 °C.

Os ventos também são uma consequência do clima. Eles são muito fortes e recorrentes, levando a grandes tempestades de areia. Isso leva a formação das Dunas.

Vegetação e fauna

Tudo o que você precisa saber sobre o deserto do Saara

Dunas, oásis e vegetações esparsas são grandes características do deserto do Saara. Ele se apresenta em um relevo acidentado em meio a regiões montanhosas.

A vegetação é escassa, apesar de podermos encontrar líquens, plantas xerófilas, cactáceas, herbáceas, e plantas com raízes longas.

A fauna possui poucos animais, que são camelos, dromedários, antílopes, cabras, além de outros mamíferos, roedores, aves migratórias, insetos, aracnídeos, lagartos e cobras.

Neve no deserto do Saara

Tudo o que você precisa saber sobre o deserto do Saara

Sim, é possível nevar no deserto do Saara. Os meteorologistas afirmam que as baixas temperaturas e umidade do ar da Europa cheguem ao deserto e ocasione a neve. O gelo acumulado derrete durante o dia, conforme o aumento da temperatura. esse tipo de evento é raro, e acontece de tempos em tempos. Veja algumas imagens do local.

Imagens do Deserto do Saara

Tudo o que você precisa saber sobre o deserto do Saara Tudo o que você precisa saber sobre o deserto do Saara Tudo o que você precisa saber sobre o deserto do Saara Tudo o que você precisa saber sobre o deserto do Saara Tudo o que você precisa saber sobre o deserto do Saara Tudo o que você precisa saber sobre o deserto do Saara Tudo o que você precisa saber sobre o deserto do Saara Tudo o que você precisa saber sobre o deserto do Saara Tudo o que você precisa saber sobre o deserto do Saara Tudo o que você precisa saber sobre o deserto do Saara Tudo o que você precisa saber sobre o deserto do Saara

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: As fotos incríveis tiradas no maior deserto de sal do mundo

Fonte: Toda Matéria

Imagem: A Província do Saara Viajantes Aprendizes Veja Época Africa Turismo Galileu

Próxima página »

Escolhidas para você