História

Deusa Hator, quem é? Fatos sobre a divindade da mitologia egípcia

Hator ou Hathor é uma divindade pertencente à cultura egípcia considerada a deusa do amor, da alegria, dança e artes musicais.

Por Adelina Lima

No Egito, Hathor ou Hator era a deusa do amor, beleza, dança, música e fertilidade. Todavia, antes de ser reconhecida por estes dons, ela era a deusa da destruição. Desse modo, havia um mito de que , seu pai, ordenou que Hathor saísse para devorar pessoas.

Mas os dias se passaram e Rá queria que ela parasse, no entanto Hator não o obedeceu. Então Rá tingiu a cerveja de vermelho e espalhou por toda a terra. A filha viu e pensou que fosse o sangue das pessoas que ela matou, então ela bebeu tudo e ficou embriagada. Por conseguinte, depois de dormir por três dias e acordar renovada, ela não quis mais comer carne humana e se tornou uma nova deusa, cujo nome significa ‘Templo de Hórus‘.

Hathor – A deusa do feminino

Fonte: Pinterest

Em seu aspecto feminino, Hator representava as artes musicais, a dança, a alegria, o amor, a sexualidade e o cuidado materno, além de ser companheira de algumas divindades masculinas e progenitora de seus filhos. Portanto, foram essas propriedades da deusa, que formaram o conceito e representação da feminilidade egípcia.

Ademais, por ser conhecida como a deusa da música e da dança, seu ministério era formado por dançarinos, cantores, atores e acrobatas, inclusive na época grega, todas essas artes eram mantidas sob o domínio da deusa Hathor.

Aparência e representações

Fonte: Pinterest

Conforme a mitologia egípcia, Hator apareceu em quatro formas diferentes. Primeiramente, na forma humana, ela tinha uma cabeça de vaca com dois chifres. Desse modo, ela foi representada como uma vaca porque as vacas eram animais altamente respeitados. Além disso, ela usava um com formato de de meia-lua na frente e uma peça alta em forma de cogumelo nas costas.

Por outro lado, em suas formas animais ela foi representada por uma vaca e por um leão feroz. Por este motivo, o símbolo de Hathor era uma vaca com um disco solar. Além disso, os antigos egípcios a desenharam como o céu da Via Láctea. Hator também foi batizada de Deusa Dourada, a Senhora da Canção, a Senhora das Donzelas e a Senhora da Alegria e Senhora das Guirlandas.

Adoração à Hator

Deusa Hator - quem é? Fatos sobre a divindade da mitologia egípcia
Fonte: Pinterest

No Egito Antigo, muitos templos foram construídos em homenagem à deusa Hathor, sendo o mais famoso o Santuário em Dendera. Contudo, ao final do Novo Império, Hathor foi ofuscada pela deusa Ísis, porém, permaneceu na antiga religião egípcia como a mais reverenciada até os dias atuais.

Ademais, durante a era ptolomaica, que significa a terra como o centro do universo, surgiu um rito baseado na formação de um casamento de Hórus e Hathor, celebrado no mês da Epifania, de acordo com o calendário egípcio. Por fim, a deusa do amor era adorada e presenteada com ofertas como incenso e pedras preciosas e semipreciosas.

Então, quer saber mais histórias sobre o Egito Antigo, então confira: Estátuas do Egito – Por que elas têm os narizes quebrados?

Fontes: Egito Antigo, Aminoapps, Museus Egípcio e Rosa Cruz, Astrocentro

Fotos: Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você