Certamente, uma música inocente não pode fazer mal à ninguém, certo? E, não é tortura nenhuma ouvir uma música legal, concorda? Não é bem assim.
Algumas prisões e polícias especias, por exemplo, tem utilizado, por anos, músicas como método de tortura. A lista, aliás, vai de canções infantis até os grandes sucessos de bandas e do heavy metal.
Apesar da tortura ser considerada um crime de guerra, vários jornais, emissoras de TV e até ex-detentos, confirmaram o uso das canções abaixo em longas sessões de total sofrimento.
Músicas que já foram usadas em sessões de tortura
Killing in the name – Rage Against The Machine
Em suma, a música foi repetida em looping por dias, na prisão de Guantánamo. Depois disso, aliás, a banda Rage Against The Machine se uniu ao movimento “Zero dB”, que lutava pelo fim da tortura musical, em 2008.
Bodies – Drowning Pool
A música está no “top hits” das salas de interrogatório e tortura. Um fato curioso é que o baixista da banda aprovou o uso da música para esse fim.
The Real Slim Shady – Eminem
Binyam Mohamed, um ex-detento, revelou eu seu livro que foi torturado diversas vezes com esse Rap do Eminem entre 2002 e 2004 pela CIA em uma prisão secreta no Afeganistão.
I Love You – Barney
De acordo com o canal CNN, essa canção infantil, simples e repetitiva, foi usada indeterminada vezes como método de tortura. Isso, aliás, aconteceu na prisão de Guantánamo.
Enter Sandman – Metallica
Segundo ao jornal “The Guardian”, o hit “Enter Sandman”, da banda Metallica, também foi usada com a finalidade de torturar detentos, também em Guantánamo.
Fire – Red Hot Chili Peppers
A CIA foi acusada, em 2014, pela emissora de TV Al Jazeera de algemar e prender suspeitos de terrorismo à caixas de som. Estas, por sua vez, reproduziam repetidas vezes a música “Fire”, do Red Hot Chili Peppers.
Born in the USA – Bruce Springsteen
Em 2011, mais de 800 arquivos vazados pelo site Wikileaks confirmaram, sobretudo, o uso desta canção em volumes elevados como método de tortura. Isso, aliás, acontecia na prisão de Guantánamo.
Tema de Vila Sésamo
https://www.youtube.com/watch?v=AVslHDqNW8o
Mais uma canção infantil desvirtuada. Segundo o pesquisador em Direitos Humanos Thomas Keenan, a música foi muito usada em sessões de tortura nas prisões de Abu Grahib e Guantánamo.
My sweet Lord – George Harrison
Segundo o jornal “Telegraph”, as músicas do ex-beatle foi tocada por dias, com a finalidade de tortura. Isso, aliás, aconteceu com os presos da ditadura de Pinochet, no Chile.
E, falando em músicas usadas do jeito errado, você precisa conferir também: Essas são as músicas favoritas dos psicopatas, segundo estudo.
Fonte: Mundo Estranho
Imagens: Reprodução