História

Dia do Índio, por que a data é comemorada em 19 de abril?

Qual a origem do dia do índio, o que se comemora e o quais são as atividades da data? Nós te contamos tudo o que você precisa saber!

Todo dia 19 de abril é a data de comemoração ao Dia do Índio. Devido à importância do povo indígena brasileiro, a data funciona para reforçar essa identidade cultural. Além disso, ela também funciona para perpetuar essa cultura.

Quando os europeus chegaram na América, toda a extensão do território era povoada por nações indígenas. Devido a ganância do Velho Mundo, muitas tribos foram completamente extintas. Consequentemente, atualmente tentamos resgatar essa cultura para não deixa-la morrer.

Acima de tudo, o Dia do Índio é uma tentativa de preservar  essa memória cultural, assim as novas gerações poderão estuda-la e conhece-la.

A Funai – Fundação Nacional do Índio – é uma das principais instituições brasileiras dedicadas a defender a cultura e os direitos dos povos indígenas do país.

História do Dia do Índio

Tudo o que você precisa saber sobre o dia do índio

Basicamente, o Dia do Índio é 19 de abril devido ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Esse congresso ocorreu exatamente no dia 19 de abril de 1940 em Patzcuaro, México. O objetivo do evento era reunir os líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano e zelar pelos seus direitos.

Continua após a publicidade

Primeiro de tudo, esta data foi oficializada através do decreto-lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943. Do mesmo modo, a organização das Nações Unidas (ONU) também criou o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto) pelo mesmo motivo, ou seja, a conscientização.

Atividades do Dia do Índio

Tudo o que você precisa saber sobre o dia do índio

Da mesma forma que a data alcança toda a sociedade, do mesmo modo as escolas e instituições levam isso aos jovens. Assim são organizadas atividades especificas.

Certamente são feitas estudos da linguagem indígena, da mesma forma conta-se lendas das tribos e promove debates e reflexões sobre a atual situação dos indígenas no país. Além disso são feitos desenhos e textos sobre o tema, como também trabalhos artesanais relacionados.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Os principais deuses indígenas da cultura brasileira

Fonte: Calendarr

Continua após a publicidade

Imagem: Agenda Paraíba  Raiz Xapuri

Próxima página »

Escolhidas para você