Dia dos Avós: porque comemoramos a data no dia 26 de julho?

O Dia dos Avós não é feriado no calendário, mas é uma data fofinha, comemorada no dia 26 de julho no Brasil e em Portugal. Para quem não sabe, esse dia tem cunho religioso e foi criado em celebração a São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus e pais de Maria de Nazaré (Nossa Senhora, para os católicos).

Mas, nem sempre essa foi a data do Dia dos Avós. Ela já foi comemorada em março e em agosto, associada a outros marcos católicos. Foi durante o papado de Paulo VI que foi criada a celebração dos pais de Maria, considerados padroeiros dos avôs e avós, segundo a igreja Católica; e, então, ficou instituída a data.

Dia dos Avós em Portugual

Alás, para fazermos justiça, a comemoração do Dia dos Avós em Portugal, por exemplo, só virou moda mesmo depois dos anos 80, por causa de uma avó portuguesa, chamada Dona Aninhas ou, formalmente falando, Ana Elisa do Couto (1926-2007).  Ela vivia em Panafiel, cidade de 15 mil habitantes na região do Porto, e achava que a data não recebia atenção suficiente.

Dona Aninhas, então, passou a ser militante da causa e esteve em países como o Brasil, a França, os Estados Unidos, a Alemanha, a África do Sul, a Espanha, a Angola, a Suíça e o Canadá, defendendo e difundindo a comemoração do Dia dos Avós.

Dona Aninhas foi tão representativa para a data que, em sua cidade, foi fixada uma placa em praça pública em sua homenagem.

Dia dos Avós pelo mundo

Em outras partes do mundo, entretanto, o Dia dos Avós é celebrado em datas diferentes. Na Itália, por exemplo a celebração é no dia 2 de outubro, exatamente para desvincular o cunho religioso do dia.

Nos Estados Unidos, o Dia dos Avós é festejado no primeiro domingo de setembro; no Reino Unido, no primeiro domingo de outubro. Na França, por outro lado, comemora-se o Dia das Vovós, no primeiro domingo de março; e o Dia dos Vovôs, no primeiro domingo de outubro.

O verdadeiro sentido da data

O mais interessante do Dia dos Avós, independente de seguirmos o cunho religioso ou não; é que a data serve como um marco para lembrarmos de valorizar todos os dias nossos idosos. Embora amor e respeito sejam pontos que devam ser demonstrados todos os dias, não custa nada prestar uma homenagem devida àqueles dedicaram toda uma vida para cuidar da família.

E então, o que você vai fazer para homenagear o vovô e a vovó nesse Dia dos Avós? E, mesmo que eles já não estejam mais por aqui, a data também serve para dar aquela olhadinha nas fotos e dedicar a memória deles uma porção de amor, não acha?

Agora, falando em datas comemorativas, não deixe de conferir ainda: Por que a Independência do Brasil é comemorada no dia 7 de setembro?

Fontes: Midiamax, G1