Acima de tudo, o verão brasileiro é marcado por fortes temporadas de chuvas e, com elas, as enchentes. Se por um lado, o alto volume de água ajuda a preencher reservatórios, em contraste há também o surgimento de várias doenças causadas por enchentes.
Isso acontece porque a água carrega patógenos que favorecem a proliferação de vetores, como o caso do mosquito da dengue. Por causa da força das enchentes, a água também carrega lama, lixo e esgoto, ou seja, risco de doenças. A maioria das situações de contaminação acontece em razão da ingestão dessa água contaminada ou, às vezes, somente pelo contato com ela.
Por fim, é importante ficar atento aos riscos de contaminação e se prevenir. Aqui estão algumas das doenças causadas por enchentes mais comuns.
Doenças causadas por enchentes
Cólera
Primeiramente, a cólera, doenças causadas por enchentes, é casada pela bactéria Vibrio cholerae e é transmitida por meio da água e de alimentos contaminados. O paciente, então, sofre diarreia intensa graças às toxinas da bactéria. Além disso, para combater, é preciso investir em saneamento básico, ou seja, tratamento da água e do esgoto.
Dengue
Inicialmente, o vírus da dengue pode ser encontrado em quatro tipos e é transmitido por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. É por isso que deve-se evitar locais com água parada, já que é aí que a fêmea coloca seus ovos. O paciente contaminado apresenta febre alta, dores musculares, nas articulações e na cabeça, além de manchas no corpo. Em casos de dengue hemorrágica, que pode ser fatal, também há sangramento.
Febre tifoide
A doença é causada pela Salmonella typhi, por meio de água e alimentos contaminados. Além disso, o contato com pessoas contaminadas também transmite a doença. A pessoa doente sofre com febre, dor de cabeça, cansaço, sono agitado, náusea, vômito, sangramentos nasais e diarreia. Caso não seja tratada, pode provocar a morte, em razão de hemorragia intestinal. Para evitar a febre tifoide, é preciso investir em saneamento básico, tratando a água para o consumo apropriado.
Hepatites A e E
A hepatite é causada por um vírus gerador de infecção hepática, adquirida em contato com pessoas, água ou alimentos contaminados. Os principais sintomas são febre, náuseas, fraqueza, falta de apetite, coloração amarelada na pele e olhos (icterícia), urina e fezes esbranquiçadas.
Em alguns casos, entretanto, a doença pode ser assintomática. A hepatite E é a mais associada a inundações e pode ser evitada com saneamento básico adequado e tratamento da água para consumo. Alimentos bem lavados e cozidos também ajudam a evitar o contágio.
Leptospirose
A leptospirose é causada pela bactéria Leptospira interrogans, encontrada principalmente na urina de ratos. Ela se reproduz na água e solos úmidos, penetrando a pele de humanos em contato com água ou lama contaminada. A doença tem sintomas semelhantes aos da dengue, como febre, náuseas, diarreia, dores musculares e de cabeça. Além disso, a infecção pode atingir rins, fígado e baço e se tornar fatal. Por ser encontrada na água contaminada, pode ser evitada se o contato também for evitado.
Tétano
O tétano também está entre as possíveis doenças causadas por enchente. Isso porque as situações inesperadas podem gerar mais exposição das pessoas a ferimentos de risco. Assim, existe maior chance de contaminação pela bactéria Clostridium tetani, causadora da doença. Entre os principais sintomas estão espasmos corporais e rigidez no maxilar e outros músculos do pescoço, nuca e abdômen. Febre, sudorese, hipertensão e batimentos cardíacos acelerados também podem surgir. Para prevenir a doença, basta se vacinar.
Dicas de prevenção
Finalmente, a principal dica de prevenção contra doenças causadas por enchentes é evitar o contato com a água, o que nem sempre é possível. Quando isso acontecer, é importante providenciar a limpeza e desinfecção das áreas afetadas, incluindo ambientes de casa, utensílios, móveis e outros objetos. Além disso, o que não puder ser descartado deve ser lavado com escova, sabão e água limpa.
Acima de tudo, para utensílios domésticos, após lavar, deve-se aplicar uma solução desinfetante. Misture 200 ml de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) com 800 ml de água, mergulhe os objetos na solução e os deixe de molho por elo menos uma hora. Para limpar a casa, primeiramente remova a lama e depois aplique a mesma solução, mas com uma mistura de 200 ml de água sanitária em um balde de 20 litros de água.
Por fim, alimentos e medicamentos que entraram em contato com a água contaminada devem ser jogados fora, mesmo que embalados com plásticos ou fechados, pois ainda existe chance de contaminação. Evite beber água que teve contato com a das enchentes. Para garantir a qualidade da água, ferva-a por pelo menos um minuto.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Você já viu a solução para enchentes?
Fontes: Brasil Escola, Secretaria de Estado da Saúde/SP
Imagem de destaque: Agência Brasil