Em primeiro lugar, as doenças causadas por fungos podem provocar diferentes reações, como micoses, pano branco ou frieira. Sobretudo, os fungos são micro-organismos que coexistem com o corpo humano, mas podem provocar doenças porque driblam o sistema imunológico. No geral, esse processo acontece quando há queda da imunidade ou ferimentos na pele.
Comumente, os fungos buscam lugares quentes e úmidos do corpo humano para se proliferar. Sendo assim, são mais encontrados na pele, couro cabeludo, unhas e dobras. Porém, há espécies que podem causar lesões mais graves, atingindo também a circulação sanguínea ou o sistema respiratório.
Resumidamente, os fungos fazem parte do Reino Fungi, sendo organismos eucariontes e heterotróficos por absorção. Além disso, podem ser unicelulares ou pluricelulares. Apesar de desempenharem papéis diferentes na natureza, as doenças causadas por fungos variam em seus sintomas e tratamentos.
Quais são as principais doenças causadas por fungos?
A princípio, o termo micose é um nome genérico para definir doenças causadas por fungos. Nesse sentido, envolve sintomas comuns como mudanças na cor da pele, coceiras e incômodos constantes. Ademais, os tratamentos envolvem simples antifúngicos e mudanças nos hábitos. Por fim, conheça outras doenças causadas por fungos:
1) Pano Branco
No geral, o Pano Branco chama-se ainda de micose de praia. Porém, tem o nome científico de Ptiríase versicolor, sendo causada por um fungo que gera manchas arredondadas na pele. Sobretudo, as manchas brancas são o principal sintoma , tendo em vista que o fungo inibe a produção de melanina.
Portanto, o tratamento tende a ser feito com cremes ou loções que tem antifúngicos na composição. Comumente, são recomendados por dermatologistas e podem acompanhar também tratamentos com comprimidos.
2) Tinha, a doença causada por fungos que envolve feridas na pele
Primeiramente, a Tinha é uma classificação abrangente que refere-se a cinco tipos diferentes de lesões fúngicas na pele. Desse modo, também conhece-se como dermatofitose e pode atingir diversas regiões do corpo, como pele, cabelo e unhas. Ademais, é transmitida por contato, pelo solo ou animais contaminados.
Nesse sentido, é mais comum que a lesão seja uma descamação, avermelhada e com bastante coceira. Porque é contagiosa, o tratamento tende a ser feito com pomadas antifúngicas ou remédios em comprimido para complementação.
3) Candidíase
Antes de mais nada, diversos fungos podem causar a candidíase, pois fazem parte da família Candida. Nesse contexto, a mais comum é a Candida albicans, que habita naturalmente o organismo, mas principalmente a mucosa da boca e da região íntima. Porém, ainda causam diversos tipos de infecção.
Comumente, as regiões atingidas são dobras da pele, como virilhas, axilas e entre os dedos das mãos e dos pés. Ademais, a doença afeta o sistema sanguíneo, alcançando pulmões, coração ou rins.
Por fim, o tratamento deve envolver pomadas antifúngicas. Contudo, em casos de infecções mais graves é fundamental comprimidos ou aplicados na veia.
4) Esporotricose, a doença causada por fungo que atinge a região subcutânea
No geral, esse tipo de micose pode ultrapassar a pele e atingir a região subcutânea. Além disso, afeta os gânglios causando inflamações generalizadas. Comumente, o fungo responsável pertence à família Sporothrix spp. que encontra-se principalmente na natureza. Desse modo, faz parte do solo, das plantas, folhas e madeiras.
Desse modo, o principal sintoma trata-se do surgimento de um caroço indolor, mas avermelhado e que cresce gradativamente. Contudo, podem surgir outras lesões e infecções mais graves. Portanto, o principal tratamento são antifúngicos de uso oral ou venoso por um longo período.
5) Aspergilose
Por fim, a aspergilose é uma infecção causada por um fungo de nome semelhante, o Apergillus fumigatus. Sobretudo, essa doença causada por fungo atinge principalmente os pulmões. Além disso, causa alergias, sinusites ou otites.
No geral, é encontrado dentro de casa, como nos ambientes úmidos dos banheiros ou cantos da parede. Como consequência, causa sintomas como tosse, falta de ar, catarro com sangue e febre. Portanto, o tratamento é feito com antifúngicos potentes.
E aí, aprendeu sobre as principais doenças causas pelos fungos? Então leia sobre Símbolos Celtas: mais importantes e significados.
Fontes: Tua Saúde | Toda Matéria | Descomplica
Imagens: Segredos do Mundo