Curiosidades

10 melhores remédios caseiros para tratar infecções e outros problemas

Remédios caseiros simples e baratinhos, que realmente funcionam contra contra gripe, fungos, bactérias, chulé, constipação, azia e até queimadura de sol.

Hoje em dia, quando uma dor aparece ou quando a gente fica doente, o primeiro pensamento é ir correndo até a farmácia para fazer um estoque de remédios. Mas, alguns remédios caseiros, do tempo da vovó, realmente podem ajudar contra um monte de males de uma forma natural, sem agredir o corpo, além de saírem mais em conta.

Como você vai ver ao longo da matéria, muita coisa que você tem na cozinha, no quintal de casa (mesmo que não seja da sua casa), no banheiro e até mesmo no cantinho das bebidas alcoólicas pode ajudar bastante a aliviar ou a tratar alguns problemas do dia a dia.

Um bom exemplo disso é a vodca. Ela é famosa por causar ressacas fenomenais, mas também é um dos remédios caseiros mais eficientes dessa lista, sabia?

E o que dizer do mel ou do vinagre de maçã? Você nem imagina quantos problemas pode tratar apenas pegando um pouquinho desses ingredientes no armário do cozinha!

Abaixo listamos vários desses remédios caseiros que todo mundo deveria conhecer e explicamos direitinho para que eles servem e como devem ser usados.

Continua após a publicidade

Conheça 7 remédios caseiros que realmente funcionam:

1. Enxaguante bucal contra fungos

7 melhores remédios caseiros para tratar infecções e outros problemas

As versões mais tradicionais, com álcool, funcionam como ótimos remédios caseiros na hora de combater problemas e prevenir problemas relacionados a fungos e micoses, especialmente nos pés.

Para que ele funcione, basta mergulhar os pés no líquido de uma a duas vezes por semana, ou fazer a aplicação diária sobre o local onde se encontra o fungo por alguns dias.

2. Vinagre de maçã contra infecções

Na verdade, o vinagre de maçã é um dos melhores remédios caseiros dessa lista, por ter várias utilidades. A mais importante delas, com certeza, é a ação antibiótica, o que permite que ele seja usado para aliviar dores de garganta, diarreia causada por bactérias e para desinfetar de forma geral.

Ademais, o vinagre de maçã também é potente contra manchas nos dentes, contra nariz entupido, câimbra e até mesmo na hora de tratar picadas de insetos venenosos. Abaixo segue o que você precisa fazer:

Continua após a publicidade
  • No caso da dor de garganta, faça gargarejos de 2 a 3 vezes por dia;
  • Contra as manchas nos dentes, o melhor jeito é fazer bochechos, como se fosse um enxaguante bucal;
  • No caso do nariz entupido, dilua uma colher de vinagre em um copo de 200 ml de água e beba. Desse modo, a mistura ajuda a descongestionar as vias aéreas;
  • Contra as câimbras, especialmente as noturnas, misture duas colheres de sopa de vinagre em uma colher de sopa de mel, dilua tudo em um copo de 200 ml de água e beba diariamente, até os sintomas desaparecerem;
  • Se picado por uma vespa, aplique o vinagre puro na região da ferroada para neutralizar as toxinas.

3. Aloe vera ou babosa contra a constipação intestinal

7 melhores remédios caseiros para tratar infecções e outros problemas

Em suma, a babosa é bastante conhecida quando o assunto é a saúde da pele e do cabelo, mas também é um dos remédios caseiros mais potentes que existem contra a constipação. Assim, para aproveitar seu efeito laxativo, basta bater um suco das folhas da planta e mandar para dentro.

Embora isso realmente possa ajudar a liberar o intestino, o consumo da babosa como alimento ou remédio ingerido divide opiniões entre os especialistas.

Médicos britânicos, por exemplo, comprovaram em estudo que o gel da planta ajuda a tratar doenças intestinas. Por outro lado, um estudo mais recente desenvolvido nos Estados Unidos mostrou que ratos que consumiram a planta regularmente tiveram câncer depois de um tempo.

Então, na dúvida, sempre procure um médico.

4. Bicarbonato de sódio contra azia

Continua após a publicidade

Conhecido por suas funcionalidades culinárias e por beneficiar de diferentes formas a pele, o bicarbonato de sódio também é perfeito contra a azia. Para combater a queimação, você só precisa misturar umas duas colheres de chá em um copo americano de água e beber.

Além disso, o bicarbonato também é ótimo na hora de reduzir os efeitos de ferroada de abelha, se aplicado em forma de pasta, com água, sobre o local afetado.

5. Mel contra bactérias

7 melhores remédios caseiros para tratar infecções e outros problemas

Nem todo mundo sabe, mas além de gostoso, mel é um ótimo antibacteriano e pode ser usado para limpar e ajudar na cicatrização de pequenos machucados.

Entretanto, quem entende do assunto explica que a substância retira a água das células das bactérias e, por causa de seus açúcares naturais, forma peróxido de hidrogênio, que ajuda a exterminar os invasores.

Portanto, é por causa disso que dores de garganta causadas por bactérias também podem ser tratadas com mel.

Continua após a publicidade

6. Vodca contra fungos e bactérias

Embora ela seja “assassina” por causa de seu potencial alcoólico, a vodka também está entre um dos remédios caseiros mais eficientes quando o assunto são fungos e bactérias, também por seu alto teor alcoólico. A bebida é muito potente, por exemplo, para eliminar o chulé.

7. Chá preto contra queimadura de sol

7 melhores remédios caseiros para tratar infecções e outros problemas

Se você abusar do sol, use o chá preto na pele para aliviar e prevenir o ardor. Ele acelera a recuperação das células e reduz a descamação.

Para utilizá-lo, é só fazer um chá bem forte e esperar esfriar. Posteriormente, banhe a região queimada em abundância com o chá.

8. Cúrcuma para dor e inflamação

7 melhores remédios caseiros para tratar infecções e outros problemas

Continua após a publicidade

Quem ainda não ouviu falar de açafrão? A cúrcuma tem sido usada, principalmente no Sul da Ásia como parte da medicina ayurvédica, por quase 4.000 anos. Quando se trata de fins medicinais comprovados, o tempero dourado pode ser melhor para tratar a dor – especificamente a dor associada à inflamação .

Vários estudos descobriram que a curcumina é responsável pela eficácia do uso da cúrcuma. Em um estudo, pessoas com dor de artrite observaram que seus níveis de dor foram mais reduzidos após a ingestão de 500 miligramas (mg) de curcumina do que 50 mg de diclofenaco de sódio, um antiinflamatório.

Assim, você pode consumir 2 a 5 gramas (g) do tempero para desfrutar de alguns benefícios. Além disso, pode adicionar pimenta do reino para aumentar a absorção.

9. Gengibre para dor e náusea

É quase lei experimentar o gengibre quando você está resfriado, dor de garganta ou enjoo matinal e náusea. Fazer uma xícara deste chá é bastante simples: rale-a no chá para um efeito mais forte. Mas o outro benefício do gengibre que passa menos notado é sua eficácia como antiinflamatório. Ou seja, o gengibre funciona de maneira diferente de outros analgésicos que têm como alvo a inflamação.

Em suma, ele bloqueia a formação de certos tipos de compostos inflamatórios e decompõe a inflamação existente por meio de um antioxidante que interage com a acidez do fluido entre as articulações.

Continua após a publicidade

10. Óleo de eucalipto para o alívio da dor

7 melhores remédios caseiros para tratar infecções e outros problemas

Por fim, o óleo de eucalipto tem um componente chamado 1,8-cineol, que pode ajudar a aliviar a dor. O componente tem um efeito semelhante ao da morfina quando testado em ratos.

E para os fãs de óleos essenciais foi demonstrado que o óleo de eucalipto alivia dores no corpo, mesmo após inalação. No entanto, inalar óleo de eucalipto não é para todos. Aliás, este óleo pode desencadear asma e pode ser prejudicial aos animais de estimação, bem como pode causar dificuldade respiratória em bebês.

Dica extra: alimentos ricos em magnésio para tudo

Sentindo dores musculares? Fadiga? Mais ataques de enxaqueca? Está se sentindo mais fraco que o normal? Pode ser uma deficiência de magnésio. Embora o magnésio seja frequentemente falado em termos de crescimento e manutenção dos ossos, ele também é essencial para a função nervosa e muscular.

Então, quantos desses remédios caseiros você já usou? Eles realmente funcionaram, não foi? Não deixe de nos contar nos comentários!

Todavia, para aumentar seu “arquivo” de soluções caseiras contra doenças e desconfortos, não deixe de ler também: Como aliviar a dor nas costas em 5 minutos, sem remédios.

Continua após a publicidade

Fonte: MegaCurioso

Fotos: Pexels

Bibliografia:

HE Wen; HAN Huamin et al. Anti-influenza virus effect of aqueous extracts from dandelion. Virology Journal. 8. 1-11, 2011

ANURADHA J; MUHTARI Kasim et al. Potentials of Herbs on the Rescue of Influenza Prevention and Control. Journal of Chemistry and Chemical Sciences. 8. 5; 898-903, 2018

DE AQUINO Eronita. Nutrição & Fitoterapia: Tratamento alternativo através das plantas. 2º. Brasil: Vozes, 2011. 50-52; 220-221.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você