A radiação pode não afetar o organismo humano em pequenas doses. No entanto, a exposição à grandes quantidades podem causar doenças por radiação. Estas podem ser imediatas ou surgirem muito tempo após o contato com a radioatividade. Algumas delas são, inclusive, fatais.
A radiação emitida pelas usinas nucleares é ionizante, e é capaz de alterar a carga elétrica dos elementos das células humanas. No entanto, o efeito no organismo depende do tempo de exposição, bem como da quantidade de radioatividade absorvida pelo corpo.
Além disso, determinadas partes do corpo, como a medula óssea, são mais suscetíveis aos efeitos da radiação, podendo desenvolver doenças mais facilmente.
Uma das doenças por radiação mais comumente desenvolvida é o câncer. Isso porque, a radioatividade altera o funcionamento normal das células de modo que elas crescem desordenadamente e formem tumores. No entanto, o câncer em caso de radiação aparece em um intervalo de dois a dez anos após a exposição.
Apesar de não haver dados precisos sobre isso, cientistas creditam que, quanto maior a exposição à radioatividade, maiores são as chances de desenvolver câncer. No entanto, muitos sintomas podem aparecer logo após à exposição à radioatividade, como é o caso da náusea.
Doenças por radiação
Os efeitos da radiação no organismo podem surgir a curto, médio ou longo prazo. Além disso, muitos desses sintomas não significam que o corpo desenvolveu uma doença por radiação. Pode ser apenas um efeito colateral imediato e que vai desaparecer com o tempo. Entretanto, pessoas que tiveram contato com a radiação precisam procurar ajuda médica imediata e fazer acompanhamento frequente, a fim de acompanhar possíveis enfermidades.
De modo geral, as principais doenças e efeitos no organismo causados por radiação são:4
- queimaduras na pele;
- catarata;
- síndrome cerebral: essa situação se desenvolve, porque o tecido cerebral pode se inflamar, o que pode ser letal. Além disso, nesses casos, pode haver sintomas como sonolência, convulsões, incapacidade de andar e coma;
- doenças do sangue, mais comumente a leucemia;
- infertilidade;
- diversos tipos de câncer;
- doenças do trato digestivo;
- complicações no coração e nos vasos sanguíneos;
- doenças genética, causada, sobretudo, pela exposição de espermatozoides e óvulos à radiação;
- enjoo, perda de apetite, vômito, cansaço.
Comida e água contaminados
Além do contato direto com a radiação, ingerir comida e água contaminados também pode desenvolver doenças. Nesses casos, crianças e bebês são os mais afetados. Inicialmente, logo após a contaminação, pode-se observar distúrbios gastrointestinais e doenças que afetam o sangue.
Desse modo, em regiões atingidas por desastres nucleares, por exemplo, é comum restringir a população ao acesso da água encanada. Sendo assim, as pessoas precisam consumir alimentos e líquidos de regiões diferentes para evitar a contaminação.
Você gostou desse artigo? Então leia também essa matéria: Veja aqui o que acontece quando comemos carne contaminada
Fonte: Tua Saúde, Manual MSD, Veja