É melhor para as crianças ter um um cachorro do que um irmão, diz estudo

Se você quer se ser filho aprenda a compartilhar, desenvolva suas habilidades sociais e tenha o bem-estar emocional preservado, a resposta pode estar em deixá-lo ter um cachorro ou qualquer outro bichinho de estimação. Segundo estudos, as crianças precisam mais de pets que de irmãos.

Parece uma declaração chocante, mas a Universidade de Cambridge, na Inglaterra, garante que é verdade. Para chegar a essa conclusão, aliás, foram desenvolvidos várias investigações da influência do convívio com animais no desenvolvimento infantil.

Seja um gato, uma tartaruga ou qualquer outro bichinho, a verdade é que as crianças se demonstraram satisfeitas com seus pets e, conforme observado, o impacto deste relacionamento em suas vidas se mostrou maior até que o impacto da relação com irmãos.

Cachorro x companheirismo

O grande motivador disso, segundo os pesquisadores, é o companheirismo dos bichos. O fatos dos animais não entenderem ou falarem também é benéfico, especialmente no caso das crianças, já que eles não julgam as ações.

Para o estudo, foram levadas em consideração 77 crianças de famílias diferentes, todas com 12 anos, com pelo menos um animal de estimação e com, no mínimo, um irmão ou irmã. Elas foram questionadas sobre os relacionamentos em casa e, surpreendentemente, revelaram ter laços mais fortes com seus bichos que com seus irmãos. Essa satisfação com o pet era ainda mais intensa no caso dos cachorros.

Meninos x meninas

O mais interessante de tudo é que o resultado dessa pesquisa contradisse a ideia vigente de que os meninos têm relacionamentos mais fortes com seus animais, em comparação com as meninas. Segundo o estudo, garotas e garotos estavam igualmente satisfeitos com seus animais de estimação.

De forma geral, conforme os pesquisadores, ter um cachorro ou qualquer outro bicho trás benefícios à saúde humana e à coesão social. Os reflexos positivos disso, de acordo com os estudiosos, não se limitam à infância e trazem também aspectos positivos para a vida adulta dos indivíduos.

E, falando em animais de estimação, que tal entendermos um pouquinho mais sobre os gatos? Descubra também: Por que os gatos gostam de caixas apertadas?

Fonte: Uol