Por que os gatos gostam de caixas apertadas?

Quem tem gatos em casa sabe que nem o brinquedinho mais caro do mundo vai substituir uma caixa de sapato na hora da diversão do bichano, ou até mesmo recipientes menores e mais apertados que isso. Mas, afinal, porque será que os gatos gosta de caixas dessa maneira?

Embora seja uma unanimidade entre os felinos domésticos o gosto pelas caixinhas, a verdade é que o verdadeiro motivo pelo qual eles gostam tanto de se espremer ali ainda é uma incógnita para a Ciência. Mas, algumas hipóteses bastante consistentes já foram levantadas pelos especialistas no assunto.

2

Gatos gostam de caixas I

A primeira delas, como você já deve ter observado se tem um gato como pet, é que a espécie ainda conserva o instinto caçador. Isso acontece porque a domesticação dos gatos é algo muito mais recente que as pessoas imaginam e acontecem de maneira diferente que no caso dos cães, que são completamente adaptados ao convívio e ao meio humano.

8

Os gatos, por outro lado, ainda sentem necessidade de se esconder para vigiar e, se necessário for, atacar. Logo, as caixas funcionam como um esconderijo para eles, um local onde se sentem protegidos e preparados ao mesmo tempo.

Gatos gosta de caixas II

Outra hipótese que explica porque os gatos gostam de caixas apertadas está ligada ao bem-estar do animal. Estudos desenvolvidos pela veterinária holandesa Claudia Vinke, mostraram que os bichano não só amam as caixas, como precisam delas para ficar menos estressados.

1

Conforme o estudo, embora os felinos disfarcem bem o estresse, a verdade é que os gatos que não receberam caixas durante a pesquisa ficaram mais estressados e se sentiam ameaçados, especialmente no primeiro contato com um novo ambiente.

Segundo a especialista, este comportamento é comum da espécie e faz parte até mesmo dos hábitos de felinos selvagens. A diferença é que, enquanto os selvagens têm árvores para subir e ambientes escuros na natureza, os domésticos se contentam com caixas de sapatos e outros cubículos onde possam sentir um pouco de proteção.

Abaixo você confere algumas fotos que mostram o quanto os gatos gostam de caixas apertadinhas:

3 4 5 6 7 9 10

Entendeu agora? Mas, claro, estes não são os únicos mistérios que rondam nossos tão fofinhos felinos, como você já conferiu nestas outras duas matérias: Por que os gatos se assustam com pepinos? e Por que os gatos enterram o cocô na areia?

Fontes: Superinteressante, Revista Galileu