Por que não se pode sorrir em fotos de documentos?

Que atire a primeira pedra quem nunca sentiu aquela vergonha básica na hora de mostrar a carteira de identidade ou motorista. Se você também já sentiu isso, com certeza, não deve gostar muito da sua foto 3×4, não é mesmo?

Mas, será por que essa foto precisa ser tão feia? Afinal, é mesmo proibido sorrir em fotos de documentos oficiais? Aquela foto pequenininha da carteira de identidade precisa mesmo ser tão carrancuda?

Embora quase ninguém sorria nesse tipo de fotografia, a verdade é que não existe impedimento legal algum, pelo menos no Brasil, sobre sorrir em fotos de documento.

Não é PROIBIDO sorrir em fotos de documentos

Quem entende do assunto explica que, normalmente, se pede para que a pessoa fique séria na hora da foto oficial para garantir que a fisionomia da pessoa será reconhecida mais tarde, quando o documento for consultado.

Quando a pessoa dá uma sorriso, corre-se o risco de que seus características faciais mais marcantes sejam alteradas ou escondidas.

É por isso também se se pede para a pessoa ficar de frente e, no caso das mulheres, para que coloque os cabelos para trás e para que dispense os adornos muito marcantes nesse momento.

Cuidados para facilitar a identificação

Mas até mesmo a cor do cabelo importa. As pessoas não devem ir fazer seus documentos com os cabelos tingidos de azul, por exemplo, uma vez que dificilmente vão manter uma tonalidade tão chamativa e marcante nos fios por muito tempo.

Então, de forma geral, não é proibido sorrir em fotos de documentos, mas é preciso sempre usar o bom senso. Um sorrisinho discreto não vai torcer suas feições como uma gargalhada, por exemplo.

Fotos de documentos fora do Brasil

Agora, fora do Brasil esse já é outro assunto. Em algumas partes dos Estados Unidos, como Arkansas, Indiana, Nevada e Virginia realmente é proibido sorrir em fotos de documentos como a carteira de habilitação.

Nesses lugares a coisa é um pouco mais séria, assim como se deve ser a foto 3×4, e o Departamento de Veículos Automotores (DMV) realmente exigem que os motoristas mantenham expressões faciais neutralizadas na hora do clique para facilitar a identificação.

E então, você sabia que não era proibido sorrir em fotos de documentos no Brasil? A sua carteira de identidade ou de habilitação, por exemplo, faz o tipo mais sério ou mais simpático? Não deixe de nos contar também, nos comentários, se você sente vergonha na hora de mostrar seus documentos com foto!

E, falando em documentação, você vai gostar de saber também: 103 países para onde você pode viajar sem visto por ser brasileiro.

Fonte: Fatos Desconhecidos, Superinteressante