103 países para onde você pode viajar sem visto por ser brasileiro

Tem gente que pensa que viajar para fora do país é caro e dá muita dor de cabeça. Acontece que só por ser brasileiro, você pode viajar sem visto para vários países do mundo. E, acredite, para quem está com as malas prontas isso economiza muito tempo e dinheiro e é uma excelente notícia.

E, se você ficou animadinho com a notícia, a coisa toda é ainda melhor que parece. Existe uma lista de nada menos que 103 países para onde brasileiros podem viajar sem visto graças ao acordo econômicos, como o Mercosul (que engloba o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai, e associados como Chile, Bolívia, Colômbia, Equador e Peru). Nesse caso, aliás, até mesmo o passaporte é dispensável na viagem e você só precisa levar sua cédula de identidade.

Mas essa é só uma parte das “nações amigas” que aceitam os brasileiros de braços abertos. Países de outros acordos como o Espaço Schengen (que reúne 30 nações europeias, além de Islândia, Noruega e Suíça; a respeito da política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre países signatários) também não exigem visto, mas requerem passaporte para passar pela burocracia no primeiro país do roteiro.

Regrinhas básicas

Mas, claro, para viajar sem visto é preciso levar em consideração algumas regrinhas. A primeira delas é que existe um tempo máximo de permanência sem essa documentação nos países: de 90 a 180 dias, na maioria dos casos.

A exceção são lugares como as Bahamas, onde a permanência máxima sem o visto é de 14 dias. Na Bolívia também o tempo de permanência é reduzido e não passa de 30 dias.

Turistas pouco preparados também podem enfrentar alguns probleminhas nas fronteiras caso não se lembrem de levar alguns documentos, como certificados de hospedagem, carta-convite e passagens de volta ao Brasil. Em alguns países, como a Inglaterra, é possível que você tenha até mesmo que passar por uma entrevista.

Mas, encurtando a conversa, se você quer viajar para fora do país sem muitas preocupações, dê uma olhadinha na lista abaixo antes de fazer as malas.

Descubra para onde você pode viajar sem visto por ser brasileiro:

América do Norte

México
América Central
Antígua e Barbuda
Bahamas
Barbados
Costa Rica
Dominica
El Salvador
Granada
Guatemala
Haiti
Honduras
Jamaica
Nicarágua
Panamá
Santa Lúcia
São Cristóvão e Nevis
São Martinho
São Vicente e Granadinas
Trinidad e Tobago

Europa

Albânia
Alemanha
Andorra
Áustria
Belarus/Bielorrússia
Bélgica
Bósnia e Herzegovina
Bulgária
Chipre
Croácia
Dinamarca
Eslováquia
Eslovênia
Espanha
Estônia
Finlândia
França
Geórgia
Grã-Bretanha
Grécia
Holanda
Hungria
Irlanda
Islândia
Itália
Letônia
Liechtenstein
Lituânia
Luxemburgo
Macedônia
Malta
Mônaco
Montenegro
Noruega
Polônia
Portugal
República Tcheca
Romênia
San Marino
Sérvia
Suécia
Suíça
Ucrânia
Vaticano

Ásia

Armênia (Eurásia)
Cazaquistão
Cingapura
Coreia do Sul
Filipinas
Hong Kong
Ilhas Maldivas
Israel
Macau
Malásia
Mongólia
Palestina
Rússia (Eurásia)
Tailândia
Turquia (Eurásia)

América do Sul

Argentina
Bolívia
Chile
Colômbia
Equador
Guiana
Paraguai
Peru
Suriname
Uruguai
Venezuela

África

África do Sul
Botsuana
Ilhas Seychelles
Marrocos
Namíbia
Tunísia

Oceania

Ilhas Fiji
Ilhas Tuvalu
Micronésia
Nauru
Nova Zelândia
República do Palau
Samoa
Tonga

E então, gostou da notícia? Para qual desses países você pretende viajar primeiro? Já conhece algum lugar para onde brasileiro pode viajar sem visto? Não deixe de nos contar nos comentários!

Agora, falando sobre colocar o pé na estrada, essa outra matéria é inspiradora: Conheça a 1ª mulher americana a visitar todos os países do mundo.

Fonte: Mundo Estranho, Gazeta do Povo