E se você levar um tiro, o que acontece com seu corpo?

Não se engane! Se você, um dia, levar um tiro, não vai ser nada parecido com as cenas da ficção. Você vai passar tanta dor que não vai conseguir pensar em outra coisa, muito menos ficar de pé ou sair atirando em outras pessoas também. Isso, claro, SE você sobreviver.

Isso porque, mesmo se você levar um tiro e o projétil não atingir qualquer órgão vital em seu corpo, o processo de entrada e saída da bala através de sua carne deixa efeitos devastadores. Pelo menos é isso que um experimento feito pelo programa Brit Lab, da BBC inglesa, concluiu.

No vídeo, que você vai poder conferir logo mais, o apresentador Greg Foot mostra, em câmera lenta, o que acontece com o corpo humano, se levar um tiro. Claro que, para isso, ninguém precisou se sacrificar. A equipe fez todo o teste usando uma grande peça de carne de porco, um dos tipos de carne que mais se aproxima da carne humana, tanto com relação à textura quanto com relação à aparência.

O impacto do tiro

Mas, mesmo não se tratando de um ser humano, as imagens da bala cortando a carne são impactantes. Isso porque, como foi mostrado, se você levar um tiro não só o músculo em si é danificado. Tudo ao redor é atingido, fazendo nervos e vasos sanguíneos, por exemplo, se rompem com uma violência assustadora.

1

E, além da hemorragia severa que esse tipo de ferimento pode causar, especialmente se a bala atingir artérias; o impacto que toda a região atingida sofre é impressionante.

2

Como você também vai ter oportunidade de conferir, eles usaram uma espécie de gelatina que imita a consistência do tecido humanos. O impacto da bala, se você levar um tiro, é capaz de fazer todo sua carne se expandir durante a passagem do projétil, assim como aconteceu com a gelatina.

Veja, em câmera lenta, o que acontece se você levar um tiro:

 

Cérebro e coração

Achou tudo isso assustador? Acredite, tudo pode piorar muito, se você levar um tiro na cabeça, por exemplo.

Isso porque, além de atravessar seu cérebro e toda sua função cerebral ser interrompida instantaneamente (o que significa morte certa), tudo que estiver antes ou depois de sua massa cinzenta é destruído: cabelo, pele, nervos e camadas e mais camadas de ossos e assim por diante.

4

E se for no coração? Bem, nesse caso é ainda pior, já que você leva de 10 a 15 segundos para apagar completamente.

Embora a pressão sanguínea caia com uma rapidez espantosa se você levar um tiro no peito, a verdade é que seu cérebro não morre na mesma velocidade e você pode ficar sentindo a dor durante esses segundinhos restantes de vida. Mas, isso é algo que já explicamos nessa outra matéria, em que você pode descobrir o que as pessoas sentem na hora da morte.

E aí, entendeu o que acontece se você levar um tiro? Agora o que acontece quando um disparo de taser atinge a pele humana não é menos interessante, viu? Você deveria ler também.

Fontes: Brit Lab, Metro, Daily Mail, Gizmodo