Ciência & Tecnologia

Como é levar um tiro? Saiba qual é a sensação de ser baleado

Muita gente tem a curiosidade de saber como é levar um tiro, sem passar pela experiência. Por isso, explicamos qual é a sensação. Confira!

Para você ter uma ideia de como é levar um tiro, não é só o músculo que fica danificado, tudo ao redor é atingido, fazendo nervos e vasos sanguíneos, por exemplo, se romperem com uma violência assustadora.

Além da hemorragia severa que esse tipo de ferimento pode causar, sobretudo, se a bala atingir artérias, o impacto que toda a região atingida sofre é impressionante.

Não se engane! Se você, um dia, levar um tiro, não vai ser nada parecido com as cenas da ficção. Você vai passar tanta dor que não vai conseguir pensar em outra coisa, muito menos ficar de pé ou sair atirando em outras pessoas também. Isso, claro, SE você sobreviver.

Isso porque, mesmo se você levar um tiro e o projétil não atingir qualquer órgão vital em seu corpo, o processo de entrada e saída da bala através da carne deixa efeitos devastadores. Quer saber mais sobre isso? Acompanhe nosso texto!

Continua após a publicidade

Qual é o impacto do tiro?

Para observar o impacto de um tiro, o programa Brit Lab, da BBC inglesa, desenvolveu um experimento simulando o que ocorre com o corpo humano ao levar um tiro.

Para isso, utilizaram uma peça de carne de porco, que se assemelha bastante à carne humana,  tanto com relação à textura quanto com relação à aparência. Assim, nenhuma pessoa precisou se machucar.

Mas, mesmo não se tratando de um ser humano, as imagens da bala cortando a carne são impactantes. Isso, porque mostram que o tiro não danifica só os músculos e a pele, mas atinge tudo ao redor, fazendo com que nervos e vasos sanguíneos se rompam. Caso se rompa alguma artéria, juntamente a uma hemorragia intensa o impacto que o local sofre é espantoso.

Como você também vai ter oportunidade de conferir, a seguir, eles usaram uma espécie de gelatina que imita a consistência do tecido humano. O impacto da bala, se você levar um tiro, é capaz de fazer todo sua carne se expandir durante a passagem do projétil, assim como aconteceu com a gelatina.

Continua após a publicidade

O que acontece se levar um tiro na cabeça?

Achou tudo isso assustador? Acredite, tudo pode piorar muito, se você levar um tiro na cabeça.

De acordo com relatos de sobreviventes, assim que se leva um tiro na cabeça, se ouve um ruído muito intenso. Nesses primeiros momentos seguintes, não há dor, já que os níveis de adrenalina estão altos.

Existem variações do que ocorre após o tiro, pois existe uma série de fatores que podem influenciar essas consequências, por exemplo, o ângulo do disparo, a arma utilizada etc.

Continua após a publicidade

Se o tiro atingir uma área importante do cérebro, a pessoa apaga sem nem saber o que houve, devido ao fato de a velocidade da bala esmagar os tecidos ao invés de rompê-los.

Por outro lado, caso o tiro atinja outras áreas da cabeça, é possível sobreviver, no entanto, a dor é horrível conforme alegam sobreviventes.

Dor extrema

Segundo o relato de um sobrevivente de um tiro na parte de trás da cabeça, primeiramente, ele começou a ouvir sons altos, como se fossem zumbidos de abelhas e, com o passar do tempo, os barulhos e zumbidos foram piorando. Até então sem nenhuma dor.

O sobrevivente alega que sua visão ficou turva de uma hora para outra e que ele sentia seus batimentos pulsarem bem forte. Quando os níveis de adrenalina abaixaram, ele começou a sentir uma dor horrível.

Continua após a publicidade

Como é levar um tiro no coração?

E se for no coração? Bem, nesse caso é ainda pior, já que você leva de 10 a 15 segundos para apagar completamente.

Embora a pressão sanguínea caia com uma rapidez espantosa se você levar um tiro no peito, a verdade é que seu cérebro não morre na mesma velocidade e você pode ficar sentindo a dor durante esses segundinhos restantes de vida.

Leia também: 

Fontes: Brit Lab, Metro, Daily Mail, Gizmodo, Mega Curioso.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você