Ciência & Tecnologia

Estômago diminui quando comemos pouco? Mito e verdade?

É verdade que nosso estômago diminui quando comemos pouco? Saiba o que os médicos dizem sobre isso e o que acontece se você come menos.

Mesmo que você não seja o maior dos adeptos à dieta, em algum momento da sua vida, você já deve ter ouvido alguém falando que se comer pouco nosso estômago diminui. Não é verdade?

O problema, no entanto, é que mesmo se tratando de algo comum de se ouvir, isso não passa de um mito. Conforme os especialistas, não existe qualquer comprovação científica de que o estômago diminui de tamanho durante uma dieta, por exemplo. Até porque nosso órgão é elástico.

Estômago diminui e dilata… e isso é normal

Médicos explicam que o estômago de todo mundo se dilata quando recebe comida. Por outro lado, ele se retrai à medida que seu armazenamento de alimento vai diminuindo.

Continua após a publicidade

Mas, ao contrário do que as pessoas pensam, ele não diminuirá de tamanho permanentemente se a quantidade de alimentos ingeridos for reduzida. Ou seja, em condições normais, ele continuará de seu tamanho e com sua elasticidade normais.

Continua após a publicidade

Aliás, vale ressalta que todo mundo tem o estômago mais ou menos do mesmo tamanho. Independente do peso ou da estatura das pessoas, inclusive.

Isso acontece, conforme especialistas, porque nosso corpo foi projetado para armazenas calorias suficientes para manter nosso organismo funcionando adequadamente. Sobretudo, em momentos em que a comida não é abundante.

Continua após a publicidade

Mas, e quando se está de dieta?

Human Stomach

Agora, uma coisa que realmente acontece quando se come menos que o normal é a tendência de sentir mais fome. Mas, claro, não porque o estômago está alargado pela quantidade de comida que você sempre comeu, mas porque você diminuiu a ingestão calórica de uma hora para outra e o corpo tende a tender isso como se você estivesse morrendo de fome. Entendeu agora como funciona?

É por esse motivo que dietas rígidas demais costumam não dar certo. Além de prejudicar a saúde, elas fazem com que seu organismo fique meio “lerdo” diminuindo a temperatura corporal e a agilidade do metabolismo, em uma tentativa louca de poupar suas energias.

E você, também pensava que estômago diminui de tamanho, dependendo da dieta? Agora, falando em órgãos polêmicos, você deveria conferir ainda: Novo órgão é classificado no corpo humano.

Fonte: Vix

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você