Novo órgão é classificado no corpo humano

A medicina, há alguns meses, acabou de provar o quanto o corpo humano e seus campos de estudos podem ser complexos. Isso porque, depois de séculos acreditando que já se conhecia tudo sobre o interior de nossos corpos, um pesquisador da Universidade de Limerick, na Irlanda, acabou de propor que um novo órgão seja catalogado em nosso organismo.

Segundo o professor e cirurgião Calvin Coffey, o novo órgão humano é o mesentério, uma parte de nosso corpo que mantém conectado o intestino ao abdômen. Ainda conforme o pesquisador, a medicina já tinha conhecimento sobre esse fragmento de nosso organismo, mas, acreditava que este órgão em forma de leque não passava de uma estrutura complexa, formada por partes separadas e sem qualquer outra funcionalidade no organismo.

Análises microscópicas executadas pelo professor, no entanto, revelaram que o mesentério se trata, na verdade, de uma estrutura contínua e, por isso, merece ser classificada como mais um de nossos órgãos internos.

Qual a função do novo órgão?

Como a descoberta ainda é recente, ainda não se tem conhecimento de qual seja, exatamente, a função do novo órgão no corpo humano. Mesmo assim, os médicos ao redor do mundo já têm conhecimento de que algumas enfermidades podem estar diretamente ligadas a ele, como o câncer intestinal.

A isquemia mesentérica é outro exemplo já conhecido de transtorno conhecido, que consiste no estreitamento dos vasos sanguíneos na região, acompanhado por dores abdominais, náuseas e vômito.

Para mais essa parte das descobertas, uma equipe deverá observar quando o órgão funciona de forma indevida e quais doenças podem estar ligadas a isso. A expectativa é de que o mesentério traga nova luz às doenças abdominais, digestivas, entre muitas outras, incluindo algumas de cunho neurológico.

O desconhecido mesentério

Com relação à sua estrutura, sabe-se que o novo órgão se trata de uma parte do peritônio e seus tecidos carregam artérias, veias, neurônios e glândulas linfáticas. Ele conecta essas estruturas do intestino com o restante do corpo e está dividido em emento, que circunda o intestino delgado; e em mesocólon, que envolve as partes variadas do intestino grosso.

E então, o que você achou dessa história? E, por falar em órgãos do corpo humano, você não pode deixar de conferir (e ficar escandalizado com) essa outra matéria a seguir: Preços de 15 órgãos humanos no mercado negro.

Fonte: Minha Vida