O eclipse solar vai aparecer amanhã (04). A informação é da Agência Espacial (NASA) dos Estados Unidos da América (EUA). No entanto, somente quem está no Hemisfério Sul vai conseguir assistir o fenômeno natural ao olhar para o céu.
Em contrapartida, quem está no Brasil não terá esse privilégio. Contudo, a NASA irá transmitir ao vivo o eclipse solar através do seu canal no YouTube. Além disso, é possível assistir também por meio deste link do site oficial da Agência Espacial.
A previsão é que a transmissão se inicie às 3h30, horário de Brasília. O eclipse solar total deve acontecer às 4h44 e se encerra às 5h37.
O que é o Eclipse Solar?
O eclipse solar é quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham na mesma direção. Ou seja, a Lua passa na frente do Sol. Dessa forma, é possível ver sua sombra no nosso Planeta. Infelizmente, o único lugar que será possível ver este fenômeno desta vez será da Antártida.
No entanto, existem alguns lugares estratégicos para assistir de maneira parcial o fenômeno. Alguns desses pontos são, por exemplo:
- Chile
- África do Sul
- Gérgia do Sul
- Namíbia
- Ilhas Malvinas
- Nova Zelândia
- Lesoto
- Ilha de Santa Helena
- Austrália
- Ilhas Crozet
- Ilhas Sandwich
O que é preciso para observar o fenômeno?
O eclipse solar deve acontecer antes, durante e depois do nascer ou pôr do sol em alguns dos lugares acima. Por isso, é extremamente necessário ficar em um lugar que tenha uma visão clara do horizonte.
Além disso, segundo a NASA, não é seguro olhar diretamente para o Sol, mesmo se ele estiver com o bloqueio da Lua. Sendo assim, é recomendável usar óculos solares durante o eclipse solar.
Caso não tenha óculos escuros, é possível usar projetores pinhole que auxiliam no processo para não prejudicar sua visão.
Veja também sobre NASA se manifesta sobre a quantidade de incidentes com lixo espacial!