Ciência & Tecnologia

Eclipse solar – Onde e como observar esse evento astronômico

Não olhar diretamente para o sol é apenas um dos cuidados na hora de observar um eclipse solar. Saiba como observar esse espetáculo sem riscos

Certamente você também é um admirador dos fenômenos que acontecem no céu. Se esse é o caso, você precisa saber que nesta terça-feira (02) irá ocorrer um eclipse solar. O alinhamento do Sol, Lua e Terra poderá ser visto completamente no Chile e na Argentina, e parcialmente no Brasil. O dia irá virar noite para as regiões em que o eclipse terá 100% de visibilidade por cerca de dois minutos.

No nosso país, apenas algumas regiões poderão observar de 9% a 60% do eclipse. No nordeste, onde o Sol já estará se pondo na hora do fenômeno, não terá como ver o evento.

Além disso, a previsão é que a Lua comece a encobrir a luz do Sol às 16h23 e a sombra completa aconteça às 17h39, no horário de Brasília.

Como observar o eclipse solar

Onde e como observar o eclipse solar que acontece nessa terça-feira (02)

Continua após a publicidade

Primeiramente, quem vai acompanhar ao vivo o evento, é importante usar lentes adequadas. Além disso, os óculos escuros tradicionais, chapas de raio-x, negativo de filmes antigos, câmeras digitais e vidros escuros prejudicam a visão se usados para observar o fenômeno.

Também existe uma forma de acompanhar as transmissões pelos sites do ESO, European Southern Observatory, às 16h15, ou do museu Exploratorium, que será alimentado com imagens do fenômeno. Além disso, o canal no YouTube do TimeAndDate.com também transmitirá o fato, a partir das 16h.

Continua após a publicidade

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: As melhores fotos do Eclipse Solar que você realmente precisa ver

Fonte: TecMundo

Continua após a publicidade

Imagens: Segredos do Mundo

Próxima página »

Escolhidas para você