Eclipses são raros, e não é todo dia que esse tipo de evento acontece. Além disso, quando ocorrem, não são visíveis em todos os lugares do mundo. Apesar disso, haverão dois eclipses no mês de julho. Esses eclipses de julho serão visíveis no território brasileiro, apesar de ser parcialmente.
Primeiramente ocorrerá o eclipse do dia 2 de julho (terça-feira). Ele será um eclipse solar total e poderá ser visto de quase toda a América do Sul. Logo depois, em 16 de julho (também cairá em uma terça-feira) ocorrerá um eclipse lunar parcial, e será possível observar parte da Lua encoberta.
Eclipses de julho – 2 de julho
Primeiramente, o eclipse solar do dia 2 de julho só será totalmente visível em uma faixa estreita do céu do Chile e da Argentina. O céu ficará completamente escuro durante cerca de 4 minutos, dependendo do local. No resto da América do Sul, incluindo o Brasil, o eclipse será parcial. Ou seja, parte do Sol estará encoberto.
No Brasil, a melhor localização é mais ao Sul/Oeste. Por exemplo, Porto Alegre poderá ver mais da metade do Sol ocultado, sendo um dos locais ideias para ver. Além disso, o eclipse acontecerá durante o pôr do sol. Porém, em Rio Branco, no Acre, no entanto, o Sol estará mais alto no céu.
Finalmente, segundo a NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, o eclipse total começará às 16h38 (17h38 no horário de Brasília) em La Serena, na Região de Coquimbo, Chile. Em Chascomús, Buenos Aires, Argentina, ele será visto na totalidade às 16h44 (17h44 no horário de Brasília), desaparecendo após o pôr do sol.
Eclipses de julho – 16 de julho
O eclipse lunar, que acontecerá dia 16 de julho, será parcial. Isso quer dizer que a Lua ficará encoberta apenas em partes. Ele será percebido na América do Sul, Europa, África, Ásia e Austrália.
Aqui no Brasil, a indicação é tentar olhar para a direção leste, onde o Sol nasce, para conseguir ver a sombra de quando a Terra se coloca entre a Lua e o Sol. Além disso, esse evento também irá ocorrer no final da tarde, por volta das 18 horas.
Eclipse lunar e eclipse solar
Primeiramente, o eclipse lunar é quando a Lua é ocultada totalmente ou parcialmente pela sombra da Terra, e geralmente pode ser visto a olho nu. Em sua fase parcial, apenas uma parte da Lua é preenchida pela sombra da Terra. Para este evento é necessário proteção. É indicado usar binóculos, lunetas e outros instrumentos que consigam focar o evento astronômico.
Já quando falamos de eclipses solares, eles acontecem quando a Lua se coloca entre o Sol e a Terra, projetando uma grande sombra. No Brasil, só acontecerá um eclipse solar total visível em 30 de abril de 2041. Na América do Sul, depois do fenômeno de 2 de julho 2019, o próximo solar total só ocorrerá em 14 de dezembro de 2020.
Neste casos, também não é recomendado olhar direto para o sol de forma alguma. Para ver o eclipse é indicado usar proteção, existem alguns modelos de óculos específicos para isso.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: As melhores fotos do Eclipse Solar que você realmente precisa ver
Fonte: VIX Canal Tech
Imagens: RP10 Guarantã News Veja Social Bauru
Um comentário em “Eclipses de julho, evento astronômico acontece dias 2 e 16 este mês”