Ciência & Tecnologia

Edição de vídeo – 3 segredos que você precisa aprender

Alguns segredos de edição de vídeo podem ajudar a criar conteúdo atrativo e dinâmico, e chamar mais atenção nas redes sociais

Por Thamyris Fernandes

Se você viu um vídeo nas redes sociais e ficou sem entender como uma edição foi feita: fique calmo! Separamos 3 segredos de edição de vídeo que você precisa aprender, para que você coloque em prática hoje mesmo.

Não é difícil encontrar vídeos nas redes sociais com efeitos de edição impressionantes, especialmente nos desafios que combinam músicas com cortes específicos.

Muitos desses efeitos são mais simples do que parecem. Ao descobrir esses 3 segredos de edição de vídeo que você precisa aprender, produzir esse tipo de conteúdo vai ser algo fácil!

Um bom editor de vídeo

Criatividade é importante para desenvolver produções dinâmicas, mas você também vai precisar de um editor de vídeo de qualidade.

Ainda que existam várias opções no mercado, um dos programas mais recomendados para esse tipo de edição é o Filmora Go, a versão mobile do software para fazer vídeo.

No Filmora Go, é possível utilizar recursos de edição completos pelo smartphone. Com ele você pode fazer cortes de cenas, unir clipes, inserir elementos animados e até colocar música.

Ao finalizar seu projeto, o Filmora Go permite que o usuário envie a produção direto para a conta nas redes sociais. Bem prático, não é mesmo?

Para edições mais completas, você pode utilizar o Wondershare Filmora, desenvolvido para uso no computador. E saiba que todos os 3 segredos de edição de vídeo que você precisa aprender podem ser feitos com o Filmora.

Edição de vídeo - 3 segredos que você precisa aprender
Imagem: Freepik

3 segredos de edição de vídeo que você precisa aprender

Quando falamos em segredos de edição de vídeo, estamos tratando de pequenas técnicas que, quando realizadas em sequência, geram determinados efeitos. Mas, por mais simples que as técnicas sejam, o resultado pode ser incrível.

Confira os segredos, a seguir!

1. Mudança de cena

Sabe quando o personagem de um vídeo está em um local ou vestido de uma forma, e na sequência aparece em outro lugar e usando outras roupas?

Para fazer esse tipo de vídeo, tudo o que você precisa é pensar onde vai estar e o que vai vestir nos dois pontos do vídeo.

Para que o efeito de mudança de cena fique interessante, você deve fazer algum gesto que chame a atenção, como bater palmas ou estalar os dedos, por exemplo.

Em seguida, grave esse mesmo movimento com os dois cenários e roupas. Contudo, lembre-se de tentar se posicionar no mesmo ponto da câmera, para garantir um vídeo mais fluido.

Depois, é só cortar o primeiro vídeo quando o movimento acontece, e o segundo vídeo a partir desse mesmo movimento, e unir as partes.

2. Fundo diferente

Se você está cansado de gravar sempre no mesmo lugar ou quer fazer vídeos em que o fundo é o print de uma conversa, saiba que esse é um dos segredos de edição de vídeo que você precisa aprender.

Para mudar a cor de fundo, você vai precisar de uma parede ou um tecido de cor contrastante. O verde é o mais utilizado, mas azul escuro e até amarelo podem funcionar.

Grave o que você quiser e, na sequência, utilize o software para computador Filmora para substituir o fundo, com o recurso chroma-key.

O Filmora, em suma, é um dos poucos editores de vídeo grátis para Windows que contam com esse recurso, sendo que seu uso é bem simples e intuitivo.

Com uma ferramenta, você consegue selecionar o fundo, por exemplo, graças ao contraste da cor. Além disso, permite que você o substitua por uma imagem da sua preferência.

3. Enquadramento estratégico

Desafios de maquiagem, aliás, sempre fazem sucesso nas redes sociais, especialmente aqueles em que a construção da maquiagem é feita enquanto a câmera se aproxima do rosto da pessoa.

Esse, por exemplo, é um dos segredos de edição de vídeo que você precisa aprender e que envolve o enquadramento estratégico.

Nesse caso, tudo o que você precisa fazer é posicionar a câmera em um ponto fixo e marcar onde você vai ficar.

Tente manter uma pose fixa, que seja fácil, como sentado em uma cadeira. Mantenha por perto também todos os itens que vão ajudar na composição, como os produtos de maquiagem.

Em seguida, na edição, você deve cortar as cenas, mantendo sempre o personagem no centro, para que o enquadramento crie a sensação de continuidade.

Essa é, sobretudo, uma ótima forma de inovar nas postagens nas redes sociais e sair do comum.

Criatividade em ação

Edição de vídeo - 3 segredos que você precisa aprender
Imagem: Freepik

Fazer uma edição de vídeo criativa e dinâmica, afinal, não é tão complicado. Muitas vezes, o segredo está em observar o que está sendo feito na câmera, para replicar.

Com redes sociais com milhões de usuários, como o Instagram, com 95 milhões de brasileiros cadastrados; se destaca quem é criativo e usa os efeitos de edição a seu favor.

Por isso, aproveite esses três segredos e edição de vídeo que você precisa aprender para produzir conteúdos atrativos e dinâmicos.

E, quem sabe, logo você estará criando seus próprios efeitos!

E, falando em vídeos, você, com certeza, vai gostar de conferir esses daqui: Vídeos mais vistos – Campeões de visualização no YouTube.

Próxima página »

Escolhidas para você