Encarar pessoas por mais de 3 segundos gera reação estranha

Você já ouviu dizer que encarar as pessoas é falta de educação? Isso acontece porque o ato de manter contato visual com uma pessoa, especialmente com um estranho, pode causar constrangimento, mesmo que pareça algo inocente e sem pretensões mais maliciosas.

O problema, segundo a Ciência, é que esse “constrangimento” pode chegar muito mais rápido que qualquer um de nós conseguiria imaginar. Conforme uma pesquisa realizada pela University College od London, na Inglaterra, o mal estar pode chegar se a encarada for mais longa que 3 segundos. Dá para imaginar isso?

Para chegar a essa conclusão, a reação de 500 pessoas, entre 11 e 79 anos, foram levadas em consideração. No experimento, os voluntários precisavam ficar com a cabeça parada, enquanto assistiam a um vídeo em que uma atriz mantinha contato visual com eles durante períodos de tempos diferentes.

4

Então, os participantes deveriam apertar um botão todas as vezes que se sentissem desconfortáveis com o encarar da atriz. E, como mencionamos, as pessoas começavam a se sentir estranhas quando a mulher olhava para eles por mais de 3,3 segundos completos.

Como reação, a esses momentos, os voluntários acompanhavam a movimentação do olhar da mulher e ficavam também com a pupila dilatada.

Veja como eram os vídeos:

Período curto

1

Período médio

2

Período longo

3

Por que encarar causa reações?

De acordo com os cientistas, o que os voluntários relatavam é que, ao encarar o vídeo e ver o olhar intenso da mulher de volta por poucos segundos, eles sentiam apenas que a atitude era suspeita e sorrateira. Por outro lado, quando o olhar era fixo e ultrapassava o período de 3 segundos, as pessoas apresentavam sinais de nervosismo, como se estivessem sendo invadidos, sob ameaça ou algo assim.

5

Já, a respeito das pupilas dilatadas, como dissemos acima; os cientistas concluíram que elas se expandiam mais rapidamente naqueles que conseguiam encarar de volta a atriz por mais tempo, sem desviar o olhar. Isso, segundo eles, sugere que a reação está ligada à vontade dessas pessoas manterem o contato visual.

Loucura, não? Mas esse não é o único experimento que trata sobre o ato de ficar encarando as pessoas, como você confere nessa outra matéria: Olhar nos olhos de alguém por 10 minutos causa alucinações.

Fonte: Revista Galileu, IFL Science