Mundo Animal

Enguias – O que são, onde vivem e suas principais características

Enguias são peixes temidos em diversas partes do mundo. Conheça um pouco mais sobre esse peixe que amedronta tanto as pessoas.

Enguias são animais que pertencem à ordem dos peixes anguiliformes. Certamente, sua forma que lembra uma cobra é um dos motivos de serem tão temidas. No entanto, esse temor não se restringe apenas à esse aspecto.

Além disso, é conhecida por sua capacidade de gerar fortes correntes elétricas. Desse modo, são denominadas também como “peixes-elétricos”, ainda podendo chegar a 3,5 m de comprimento. As enguias são, aliás, uns dos animais mais antigos do planeta.

De fato, elas são fáceis de se identificar por conta da sua forma, como já mencionamos, e nadam em rios e mares. Sabendo disso, então, vamos aprofundar mais um pouco e descobrir mais suas características.

Características das enguias

Enguias - O que são, onde vivem e suas principais características
Uol

Físicas

As enguias são bem compridas e podem chegar a 3,5 m. A pele é uma mucosa lisa, para deslizar melhor na água, e tem escamas microscópicas e nadadeiras que envolvem a cauda. As cores predominantes das que vivem no fundo do mar são cinza e preta.

Comportamento

As enguias têm os dentes bem afiados e se alimentam de camarões, peixes, mexilhões, lesmas e vermes. Então, isoladas, elas saem para caçar à noite.

Assim como outros peixes, elas respiram pelas guelras. No entanto, há algumas espécies que absorvem oxigênio pela pele e, por isso, conseguem se esconder na lama de água doce, por exemplo.

Continua após a publicidade

Reprodução

Enguias - O que são, onde vivem e suas principais características
Galileu

As enguias de água doce (rio) só conseguem realizar a desova no mar, em até 500 metros de profundidade e 15°C de temperatura. Para isso, elas “viajam” até 4 mil km para reproduzir. Logo depois, morrem.

No mar, os ovos se movem com a corrente marítima para chegarem ao rio (água doce) novamente. Uma curiosidade é que o sexo delas é definido pela salinidade da água.

Por exemplo, menos sal no ambiente de desova faz com que o filhote seja do sexo feminino. Por outro lado, quanto mais sal, mais chances de serem machos.

Onde vivem?

Como dito anteriormente, as enguias costumam viver em rios (água doce) e mares (água salgada). Devido à capacidade de absorver oxigênio pela pele, elas também conseguem ficar até 1h hora da água.

Espécies mais comuns de enguias

Enguias europeias

Enguias - O que são, onde vivem e suas principais características
Metro Jornal

A princípio, é uma das espécies mais famosas entre as enguias. Seu habitat é o norte do Oceano Atlântico e mares europeus. A reprodução dessa espécie acontece após o inverno no Mar dos Sargaços. Por lá ficam 10 meses até serem levadas para a costa européia.

Enguias norte-americana

Enguias - O que são, onde vivem e suas principais características
Amilton e Diego – Dicas de Pesca

Primeiramente está presente na costa leste da América do Norte. A reprodução delas acontece no oceano e depois as larvas também são levadas pela corrente oceânica até os rios de água doce. Assim é lá que vão amadurecer e se transformar em enguias.

Continua após a publicidade

Enguias-elétricas

Enguias - O que são, onde vivem e suas principais características
Gizmodo

Por incrível que pareça, a famosa enguia elétrica emite descargas de até 850 volts. Elas são bem comuns na América do Sul e preferem a água doce de solos mais pantanosos. O choque elétrico que emitem é utilizado para caça e proteção.

E aí, o que achou da matéria? Se gostou, então confira essa matéria a seguir: 25 de março – A história dessa rua que virou centro de compras.

Fontes: Britannica Escola; Cultura Mix; Meus Animais.

Imagem de Destaque: Super Interessante.

Próxima página »

Escolhidas para você