História

O que é fascismo? Definição da ideologia e contexto histórico

O fascismo tem origem italiana. Vem de "fascio" (feixe). Era um machado revestido por varas de madeira, utilizado na Roma Antiga.

Atualizado em 03/06/2020
Por Júlia Marreto

Nos últimos anos escuta-se cada vez mais certos termos no Brasil, como “comuna” e “coxinha”. Sobretudo, alguns conseguem ir muito além, trazendo à tona termos ideológicos do século XX novamente, como “fascistas”. Apesar disso, será que estão usando esse termo corretamente? Além disso, você sabe o que é fascismo?

Primeiramente, a palavra tem origem italiana e vem de “fascio”, que significa “feixe”. Também conhecido como “fascio littorio”, o “fascio” era um machado revestido por varas de madeira, muito utilizado na Roma Antiga.

Por fim, era muito comum ver os guarda-costas de pessoas importantes usando essa arma. Era símbolo de autoridade e usado para punição corporal.

O que é fascismo?

Entenda o que é fascismo e como ele funciona

O “fascio” foi usado pelo ditador italiano Benito Mussolini, no início do século 20. Mussolini usou esse como o símbolo de seu novo partido. Fundado em 1914, o grupo “Fasci d’Azione Rivoluzionaria”, mais tarde (1922) se tornaria o conhecido Partido Nacional Fascista.

Na época, o país passava por uma de suas piores crises desde sua tardia unificação (1870). Além das graves consequências resultadas da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Além disso, com o facismo, Benito Mussolini prometia trazer de volta à Itália os áureos tempos do antigo Império Romano.

Conheça o Campo de concentração na Colômbia que prendia alemães e japoneses

O “Manifesto Fascista”, foi escrito por Alceste de Ambris e Filippo Marinetti, em 1919. Que foi publicado originalmente com o título “Il manifesto dei fasci italiani di combattimento”.

Por fim, esse manifesto propunha um conjunto de medidas que, teoricamente, resolveriam os problemas da época. Assim, com o passar do tempo, o termo “fascismo” começou a ser usado para nomear as políticas adotadas por Mussolini e seus seguidores.

A vida das mulheres nômades esquecidas no deserto gelado da Sibéria

Entenda o que é fascismo e como ele funciona

Fascismo italiano

Primeiramente, em 1922 o regime de Mussolini começou oficialmente. Quando o ditador assumiu o cargo de primeiro ministro da Itália. Mas Mussolini implantou um sistema nacionalista, imperialista, antiliberal e antidemocrático. Seu governo foi totalitário, privilegiando os conceitos de nação e raça sobre os valores individuais.

Em 1943 o fascismo italiano quase chegou ao fim. Por conta da invasão dos países Aliados, durante a Segunda Guerra Mundial. Mas os nazistas deram o uma segunda chance. Os alemães resgataram Mussolini e o levaram para o norte da Itália. Onde ele tentou restituir seu governo.

Fotos impactantes que relembram o 11 de setembro nos Estados Unidos

Por fim, então, em 1945, quando os Aliados tomaram o norte da Itália, Mussolini foi capturado e fuzilado por guerrilheiros da resistência italiana. Seu corpo foi exposto em praça pública. A Itália, ao lado das forças do Eixo, perdeu a guerra. Dessa forma, o termo “fascista” se tornou pejorativo. Sendo sinônimo de autoritarismo.

5 segredos sobre a Independência do Brasil que quase ninguém sabe

Fonte: Super

Próxima página »

Escolhidas para você