Curiosidades

Esmeralda de mais de 1kg é encontrada na Zâmbia

Esmeralda encontrada na Zâmbia, tem 1,1kg e considerada "perfeita", está avaliada aproximadamente em R$ 9,42 milhões.

Atualizado em 31/10/2018

Esmeraldas, para quem não sabe, são consideradas mais raras na natureza que os cobiçados diamantes. Uma pedra enorme, então, como a esmeralda de 1,1 kg; encontrada na Zâmbia, é algo espetacular. Essa raridade foi encontrada devido ao trabalho em conjunto do mineiro Richard Kapeta e do geólogo Debapriya Rakshit.

De acordo com eles, a pedra – considerada absolutamente perfeita -, tem 5,6 mil quilates. A esmeralda está avaliada em 2 milhões de libras, o equivalente a 9,42 milhões de reais.

Apelidada de Inkalamu, que significa “leão” na língua local; a esmeralda de mais de 1 kg foi encontrada e uma mina no centro-sul do continente africano. Até o momento, a peça é considerada uma das maiores pedras preciosas descobertas nos últimos anos.

O que é uma esmeralda “perfeita”?

Veja os preços na Venezuela traduzidos em fotografias

Agora, se você está tentando entender o que um pedra preciosa precisa ter para ser considerada perfeita, a gente explica.

Conforme a empresa britânica Gemfield, dona das minas onde foi feita a descoberta, a esmeralda tem um balanço de cores perfeito e alta claridade. Essas, aliás, são características cobiçadíssimas nas esmeraldas, e que são mais comuns em pedras encontradas nas regiões da Zambia, da Colômbia e do Brasil.

Apenas a título de curiosidade, as esmeraldas se formaram há mais ou menos 450 milhões de anos. Nessa época, o magma abaixo da crosta da Terra teria entrado em contato com um combinação de minerais específica. Tudo isso sob condições particulares de temperatura e de pressão, acabou dando origem à essa pedra tão cobiçada hoje em dia.

O que será feito com a esmeralda?

Com relação à esmeralda de 1,1 kg, da Zâmbia, a notícia é de que será leiloada em breve, em um evento privado em Cingapura, no Sudeste Asiático.

Ainda não foi dito quantas joias será possível fazer a partir do bloco de esmeralda. O número, no entanto, é considerado suficiente para abastecer o mercado de luxo da Europa pelos próximos anos.

Veja os preços na Venezuela traduzidos em fotografias

 

Esmeraldas recordistas

E, embora essa pedra seja impressionante, ela não é a mais incrível que se tem notícia. Em 2010, por exemplo, ainda nas minas da empresa Gemfields, foi localizada uma peça batizada como Insofu (Elefante, em português). Ela tinha 6,2 mil quilates.

Houve também uma esmeralda raríssima encontrada na Colômbia. A peça tinha nada menos que 7 quilates.

E houve ainda uma esmeralda ainda maior, dessa vez encontrada em uma mina brasileira. Batizada como Teodora, que significa “presente dos deuses” em grego, tinha 30 centímetros, 11 kg e incríveis 57.500 quilates.

Veja os preços na Venezuela traduzidos em fotografias
Teodora, a maior esmeralda já lapidada no mundo

A pedra foi avaliada em 1,5 milhão de dólares. O preço é considerado relativamente baixo devido à qualidade duvidosa da peça. Mas, como foi considerada a maior esmeralda já lapidada no mundo, ela acabou sendo vendida assim mesmo. Atualmente, ela está no Canadá e faz parte do espólio de um caçador de preciosidades.

E então, você já viu uma esmeralda de perto? E outra pedra preciosa? Comente!

Agora, falando em pedras que valem uma boa grana, confira ainda: Cientistas criam ouro em laboratório (mais resistente que o natural).

Fontes: Galileu, Matéria Incognita

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/renata/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Thamyris Fernandes</a>
Por Thamyris Fernandes
Jornalista pela PUC Goiás. Já flertou com assessoria de imprensa, passou um tempo em jornais impressos e encontrou na internet seu habitat natural. Basicamente, uma taurina curiosa. Gosta de vinho, café, livros, um bom papo e aconchego. Ama o que faz e faz o que ama por aqui. Instagram: @thamyriscf