Se você ama gatos, provavelmente já sofreu alguns arranhões na hora de pegá-los para demonstrar seu amor. Isso porque, muito provavelmente, você costuma pegar seu gato ou o gato de outras pessoas do jeito errado, sem transmitir confiança a ele.
De acordo com veterinário Uri Burstyn, em um vídeo do YouTube, existem algumas formas de segurar seu gato de um jeito que seja confortável para você e para ele.
No caso de um gatinho estranho
Segundo ele, a primeira coisa que você deve fazer, se o gato ainda não conhecer você, é permitir que ele cheire sua mão para que vocês façam amizade.
Depois que isso acontecer, você deve fazer alguns carinhos no felino, demonstrando que você o ama e que é confiável e, só depois, deve tentar uma aproximação mais efetiva. Se o bichano se demonstrar confortável com sua proximidade, é hora de pegá-lo no colo do jeito correto.
Como pegar seu gato corretamente
A primeira coisa que você deve ter em mente na hora de pegar seu gato é que você deve fazer com que ele se sinta seguro. Se você segurá-lo por um ponto muito pequeno ele vai ter a impressão de estar pendurado e, com certeza, vai tentar escapar da situação. Isso, claro, pode acaba lhe rendendo alguns arranhões.
Portanto, a melhor forma de pegar seu gato é colocando uma mão no peito dele e outra na barriga. Só então, você deve levantá-lo com cuidado.
Uma outra maneira também eficiente de pegar seu gato no colo é segurando o felino e o apertando contra seu corpo. Claro que a pressão não deve ser muito forte, já que a ideia não é machucar o bichinho, mas transmitir confiança a ele. Esse perto, então, deve ser quase como um abraço: seguro e acolhedor.
Aliás, essa técnica do “apertão” funciona bem também quando é preciso dar remédios os felinos. Se você segurar seu gato com leveza, mas de maneira firme, no lugar onde ele está; costuma ser o eficaz para que ele fique paradinho.
Gatos escaladores
No caso dos gatinhos que gostam de se equilibrar nos ombros de seus donos, a dica para evitar os arranhões no processo de subida e de decida do bichano é se inclinar para frente levemente e apoiar o bumbum deles. Claro que nem sempre dá para saber quando eles vão querer se “empoleirar”, mas quando você ver que existe uma chance disso acontecer, fique preparado!
Agora, caro leitor, o ideal também é respeitar a vontade do animalzinho. Existem gatos mais amorosos e que gostam de um cafuné no colo e existem também gatos que não suportam contato físico prologado e que não curtem nada serem pegos.
Se você perceber o que gato que você quer desesperadamente segurar é do segundo tipo, não insista! Isso, com certeza, vai evitar que ele fique estressado e vai economizar vários aranhões. Combinado?
Jeitos certos de pegar seu gato na prática
Agora, se você quer ver na prática como funcionam essas técnicas para pegar seu gato de forma mais eficiente, não deixe de assistir o vídeo abaixo. Apesar de estar em inglês, as explicações do Dr. Uri Burstyn são bem didáticas e você vai conseguir tirar suas dúvidas sobre como você deve proceder.
E então, você já tinha consciência de como pegar seu gato sem deixá-lo inseguro? Conhece mais algum jeito de segurar os gatinhos que funciona bem? Não deixe de nos contar nos comentários!
Agora, falando em felinos, você pode gostar de conferir ainda: Como calcular a idade do seu gato (e saber a idade humana que ele tem).
Fonte: Mega Curioso
2 comentários em “Existe um jeito certo de pegar seu gato e não é pelo pescoço!”