Curiosidades

Estátua da Liberdade, história e características

A Estátua da Liberdade é um dos ícones dos Estados Unidos. Mas você sabia que seu design foi originalmente planejado para outro local?

Construída há mais de um século em uma ilha na baía de Nova York, a Estátua da Liberdade atrai mais de 4 milhões de visitantes todos os anos. A estrutura possui 130 toneladas de ferro forjado, 88 toneladas de cobre e 27.000 toneladas de concreto. Desse modo, o monumento representa a deusa romana da liberdade, Libertas. Vamos saber mais sobre a história desse ícone dos Estados Unidos.

Onde está localizada?

A estátua fica na Liberty Island, no porto de Nova York, mas a localização da Estátua da Liberdade nem sempre foi tão clara. Originalmente, a ilha era conhecida como Bedloe Island e foi renomeada oficialmente em 1956.

A própria ilha tem uma história e tanto: foi uma estação de quarentena para vítimas de varíola no século XVIII, uma casa de verão para o conde de Cassils, uma propriedade alugada, um lugar para refugiados conservadores, um farol e, finalmente, um forte defensivo.

A Estátua da Liberdade está mais perto de Nova Jersey do que Nova York e, de fato, reside nas águas de Nova Jersey. No entanto, foi estabelecido como parte do 8º Distrito Congressional de Nova York, e Nova Jersey nunca reivindicou direitos sobre a ilha.

Continua após a publicidade

Qual a altura da Estátua da Liberdade?

A altura da estátua da base até a ponta da tocha é de 46 metros. Se você incluir o pedestal e a fundação, ela terá 93 metros de altura. Isto é basicamente a altura de um edifício de 30 andares.

Dentro da estátua há 354 degraus desde o pedestal até a coroa, que oferece uma pequena plataforma de observação. Além disso, tem 25 janelas com vista para o porto de Nova York. A área estava aberta aos visitantes até o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001.

A ilha foi completamente fechada ao público após o ataque terrorista, mas reabriu parcialmente em 2004. Os visitantes tiveram acesso à galeria e ao pedestal, enquanto outras áreas internas permaneceram fechadas.

Além disso, a coroa foi reaberta mais tarde em 4 de julho de 2009, mas apenas um número limitado de pessoas pode subir ao mesmo tempo.

Continua após a publicidade

História da Estátua da Liberdade

Segurando uma tocha na mão direita acima de sua cabeça, a Estátua da Liberdade foi feita no final do século XIX e foi a primeira coisa que milhões de imigrantes viram enquanto navegavam para Ellis Island na esperança de encontrar uma nova vida nos EUA.

Na mão esquerda há uma tabuleta com a data, em algarismos romanos, de 4 de julho de 1776, dia em que foi o país adotou a Declaração da Independência, e sob os pés uma corrente quebrada em comemoração à abolição da escravatura no fim da Guerra de Secessão ou Guerra Civil Americana.

No mesmo período, um francês – poeta e ativista antiescravista Edouard de Laboulaye – propôs pela primeira vez uma estátua. O monumento representaria tanto uma celebração dos EUA permanecerem unidos com a vitória do Norte na guerra quanto como um ato de amizade entre os Estados Unidos e a França; que haviam sido aliados na Guerra da Independência Americana quase um século antes

A construção do monumento

O escultor Frederic-Auguste Bartholdi começou a construção da estátua na década de 1870 em Paris, financiando o projeto com dinheiro arrecadado nos EUA e na França.

Continua após a publicidade

Considerando o quanto a história dos EUA é simbolizada na estátua, pode parecer estranho dizer que nem todos os aspectos da aparência da Estátua da Liberdade foram feitos com o destino pretendido em mente. Aliás, se os eventos tivessem sido diferentes, ela poderia estar segurando sua tocha sobre o Egito.

Desse modo, a estátua foi construída em Paris e depois enviada para os Estados Unidos em 1885. Várias partes da estátua estavam em exibição em Paris quando foram concluídas. A cabeça do monumento foi exposta nos jardins do Tracadéro, bem como sua tocha.

Assim, a construção começou em 1875 e só foi concluída em 1884. Equipes trabalharam 24 horas por dia, sete dias por semana, durante nove anos para terminar a Estátua da Liberdade.

Quando foi concluída em 1885, a estátua foi desmontada em 350 peças, enviada para Nova York e remontada. Demorou 4 meses só para montar a Estátua da Liberdade novamente!

Continua após a publicidade

10 curiosidades sobre a Estátua da Liberdade

1. Com 93 metros, a Estátua da Liberdade era a estrutura de ferro maior e mais alta já construída quando foi inaugurada em 1886.
2. A tocha é coberta com folha de ouro 24k.
3. A data da Declaração de Independência Americana está inscrita na tocha e na tabuleta.
4. Ergue-se sobre um pedestal de forte de granito em forma de estrela de 11 pontas. O concreto usado para construir o pedestal pesa 27.000 toneladas.
5. A Estátua da Liberdade pesa 225 toneladas!
6. A ilha em que a estátua está localizada se chamava antigamente de Bedloe Island. Foi renomeado Liberty Island em 1956 pelo Ato do Congresso.
7. Em 1984, a atração foi listada como Patrimônio da Humanidade.
8. A única maneira de chegar ao local é por balsa, porque nenhum barco de propriedade privada está autorizado a atracar em Liberty Island.
9. A estátua poderia facilmente ter sido construída em Boston ou na Filadélfia. Ambos os estados fizeram uma jogada para obtê-la.
10. Tornou-se um símbolo de imigração. Entre 1886 e 1924, 14 milhões de imigrantes vieram para os EUA através de Nova York e foi a primeira vez que viram a América.

Fontes: National Geographic, Toda Matéria, Infoescola

Veja também quais são as maiores estátuas do Brasil: ranking com as 5 maiores do país

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você