Curiosidades

Estresse, o que é isso? – Tipos de estresse e como acabar com ele

Normalmente com as tensões das tarefas diárias, o estresse se torna algo rotineiro. Confira agora tudo sobre o estresse e como acabar com ele

Certamente, você já passou por alguns momentos de estresse. Não é mesmo?

A sensação de mãos suadas por conta de um primeiro encontro, de uma entrevista de emprego ou então de uma apresentação escolar, por exemplo, são típicas do estresse. Assim como o coração acelerado diante de um filme de terror, sabia?

Se você já passou por alguma dessas circunstâncias, então você sabe como é o estresse reflete em seu corpo em sua mente.

Portanto, o nosso tema de hoje, será exatamente esse. Inclusive, o nosso intuito é lhe apresentar soluções para você conseguir reduzir a intensidade desse sentimento em sua vida.

Até porque, o estresse, quando começa a interferir na capacidade de viver uma vida normal, por um longo período, se torna mais perigoso. Ou seja, pode piorar a sua saúde mental e do corpo.

E para que isso não ocorra, nós iremos te ajudar. Confira agora tudo que você precisa saber sobre o estresse.

Continua após a publicidade

O que é o estresse?

Você têm estresse com frequência? Descubra como acabar com ele

Primeiramente, vale destacar que o estresse é uma palavra que vem da física, e é um sinônimo de tensão. Basicamente, trata-sede uma quantidade de força aplicada em uma determinada área.

Aliás, o estresse é considerado como uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. Ou seja, quando o nosso corpo se sente estressado com alguma situação. Como por exemplo, atividade física, o dia do seu casamento, a chegada de um filho, mudança de emprego ou outras situações que tiram a sua sensação de tranquilidade. Basicamente, tudo isso fará seu corpo reagirá de um modo mais rápido.

Assim, diante dessas situações, o nosso corpo reage produzindo e inundando nossa corrente sanguínea com uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas. Essas substâncias, aliás, são mais conhecidas como adrenalina, cortisol, e noradrelalina e elas conseguem elevar a frequência cardíaca, a pressão arterial e a energia do seu organismo.

No mais, vale destacar que essa produção de hormônio ocorre para preparar o seu corpo para a ação física e para lidar com o problema. Ou seja, se caso você precisar fugir, esses hormônios poderão te ajudar desviando sangue para os músculos, por exemplo. Portanto, se o estresse ocorrer só em situações necessárias, ele não será uma coisa ruim.

Estresse é bom?

Você têm estresse com frequência? Descubra como acabar com ele

Continua após a publicidade

Basicamente, se o nosso corpo não tivesse habilidades para resistir ao estresse, provavelmente não teríamos evoluído e sobrevivido enquanto espécie. Como por exemplo, nossos ancestrais, usavam os primeiros sinais do estresse como sinal de alerta para o perigo de um ataque de animais. Ou seja, se não existisse esses sinais, eles teriam sido devorados pelos animais.

Enfim, o estresse se torna realmente prejudicial a saúde a partir do momento que ele começa a aparecer em situações desnecessárias e por longos períodos. Até porque isso faz com que altere e eleve os níveis de cortisol do seu organismo. Ou seja, isso poderá contribuir para um aumento nos níveis de açúcar, da pressão arterial e também haverá uma diminuição da libido.

Tipos diferentes de estresse

1- Agudo

Você têm estresse com frequência? Descubra como acabar com ele

Primeiramente, vale destacar que esse tipo de estresse é o mais comum de todos. Inclusive, ele é também considerado como o mais saudável, pois ele ajuda o corpo a reagir em situações estressantes que podem acontecer no futuro. Como por exemplo, um novo desafio.

Portanto, esse tipo de estresse pode ocorrer diante episódios isolados que não têm um efeito persistente no organismo. Ou seja, ele vem mas vai embora. Como por exemplo, o recebimento de notícias inesperadas como a chegada de um novo filho, o recebimento de uma notícia ruim, uma briga, erro no trabalho ou um acidente.

Vale destacar, que esse tipo de estresse também ocorre em situações que geram algum tipo de trauma. Como por exemplo, pode ocorrer com uma vítima de um crime, acidente grave ou então em situações mais fatais. Como é o caso do desenvolvimento de um quadro psiquiátrico chamado de transtorno de estresse pós-traumático.

Continua após a publicidade

2- Agudo episódico

Você têm estresse com frequência? Descubra como acabar com ele

Basicamente, esse tipo de estresse é o agudo, porém ele é com maior frequência. Ou seja, a pessoa possui uma preocupação excessiva, e por conta disso se torna mais pessimista e ansiosa sem razões aparentes. Aliás, essas pessoas sempre enxergam somente o lado negativo das coisas.

Além do mais, essas pessoas costumam ficar muito irritadas com elas mesmas ou com o ambiente ao seu redor. Inclusive, também se explica porque elas costumam achar seu ambiente de trabalho tão estressante e cansativo. Sobretudo, pessoas que possuem esse tipo de estresse costumam ter crises nervosas de uma forma rotineira.

Portanto, isso gera um efeito negativo para a saúde. Até porque, essas pessoas aceitam o estresse como parte da vida e acabam “somatizando”. Ou seja, por elas aceitarem esse tipo de comportamento, o organismo delas levará isso de forma normal. Porém, isso poderá desenvolver quadros de gastrite, úlcera e também outras doenças.

3- Crônico

Você têm estresse com frequência? Descubra como acabar com ele

Primeiramente, vale destacar que esse tipo de estresse é o mais grave de todos. Até porque ele aparece de forma constante, e não desaparece com facilidade. Além do mais, esse tipo de estresse se prolonga por dias e por muito tempo.

Continua após a publicidade

Sobretudo, vale destacar que esse tipo pode ser resultado de experiências traumáticas na primeira infância, que são internalizadas, permanecendo então dolorosas e presentes. Inclusive, esse quadro poderá também afetar a personalidade, a visão de mundo, a crença, e por fim causando estresse sem fim para o indivíduo.

Sinais de que o estresse está ligado ao trabalho

Você têm estresse com frequência? Descubra como acabar com ele

Basicamente, hoje com tamanho capitalismo, faz com que as pessoas queiram estar ainda mais próximas do dinheiro. Por conta disso, muitos se estressam pela falta de dinheiro no dia a dia. Além desse exemplo, após a crise econômica que afetou o Brasil, as configurações do mercado de trabalho foram alteradas.

Ou seja, hoje em dia é bem comum você entrar em uma empresa e fazer o exercício que antigamente, 3 ou 4 pessoas faziam. Por isso, o estresse e o cansaço também aumentam. Aliás, não só isso, aumentam também as chances de se ter mais ansiedade e pressão, tudo por conta do medo de perder o emprego.

Portanto, vale destacar que esse excesso de trabalho, de preocupação, e também essa rotina cansativa que muitos vivem hoje pode trazer consequências para a saúde das pessoas. Até porque, esse estilo de vida por si só já é bem estressante, não é mesmo?

Por conta dessa rotina, separamos alguns sintomas e sinais, que se você estiver bem estressado do trabalho, você irá se identificar. Confira.

Continua após a publicidade

Cognitivos

Você têm estresse com frequência? Descubra como acabar com ele

  • Problemas de memória, esquecimentos das atividades que precisavam ser feitas;
  • Dificuldade de manter-se concentrado;
  • Problemas de memória;
  • Agitação, inquietação e pensamentos acelerados;
  • Preocupação excessiva e constante;
  • Pessimismo, visão distorcida da realidade, a pessoa só vê o lado negativo das coisas.

Físicos

Você têm estresse com frequência? Descubra como acabar com ele

  • Dor de cabeça constante, enxaqueca, dores musculares e tensão nos ombros;
  • Alterações no sistema gastrointestinal, diarreia, constipação, mal estar no abdômen, azia, queimação no estômago. Vale ressaltar que a gastrite é um sinal físico muito comum de estresse;
  • Náuseas e/ou tonturas;
  • Dores no peito, batimento cardíaco acelerado (arritmia);
  • Queda na imunidade (ficar resfriado constantemente);
  • Estar sempre cansado;
  • Perda de libido.

Emocionais

Você têm estresse com frequência? Descubra como acabar com ele

  • Alterações no humor (mau humor mais frequente);
  • Irritabilidade, explodindo por qualquer motivo e com qualquer pessoa;
  • Dificuldade para relaxar;
  • Sensação de sobrecarga;
  • Sentimento de solidão;
  • Isolamento social;
  • Infelicidade, choro fácil e depressão.

Estratégias para reduzir o estresse

Você têm estresse com frequência? Descubra como acabar com ele

Primeiramente, vale destacar que você procurar métodos para diminuir o estresse agora pode não somente fazer você se sentir melhor como também proteger mais a sua saúde. Basicamente, uma das dicas é você aumentar relacionamentos que possuem sentimentos de felicidade, alegria, contentamento e entusiasmo.

Até porque, com o aumento da felicidade no seu organismo, por exemplo, faz diminuir os riscos de estresse e de doenças cardiovasculares. Além do mais, alguns especialistas indicam também que você comece a praticar mais atividades agradáveis no seu dia a dia.

Continua após a publicidade

Para lhe ajudar a diminuir e eliminar o estresse do seu corpo, separamos 5 dicas para você fazer no dia a dia.

1- Identifique a causa

Você têm estresse com frequência? Descubra como acabar com ele

Primeiramente, você deve identificar o por quê de estar tão nervoso e estressado. Após descobrir o que causa o seu descontentamento você poderá “cortar o mau pela raiz”, não é mesmo?

Basicamente, a nossa dica é você monitorar o seu estado de espírito ao longo do dia. Ou seja, começar a perceber quando e como você se sente mais cansado e estressado. Até porque, após você decifrar o que te incomoda, você conseguirá elaborar um plano de ação para tratar.

2- Construa relacionamentos fortes

Você têm estresse com frequência? Descubra como acabar com ele

Primeiro, indicamos que você corte relações ou então afaste daquelas pessoas que são consideradas como as fontes do seu estresse. Inclusive, vale ressaltar que brigas e discussões com o seu parceiro podem causar mudanças imediatas nos hormônios sensíveis ao estresse. Mas, os relacionamentos também podem te ajudá-lo.

Continua após a publicidade

Vale destacar que familiares e amigos também podem proporcionar momentos agradáveis, e que eliminam o estresse do seu corpo. Portanto, procure por mais companhias como essas para você manter uma mente mais positiva e livre de estresse. Até porque, você precisa de suporte e apoio emocional.

3- Afaste-se quando estiver com raiva

Você têm estresse com frequência? Descubra como acabar com ele

A priori, ninguém é obrigado a levar patada sua por conta do seu nervosismo. Portanto, tente manter a calma e evite as pessoas nos momentos que você estiver quase explodindo de raiva. A segunda dica é você parar tudo que estiver fazendo, respirar fundo e contar até 10.

Após isso, comece a repensar nas suas atitudes. Inclusive, nós indicamos você praticar atividades físicas, ou então caminhar. Pois, essas atividades podem te ajudar a liberar a tensão e aliviar os sintomas de raiva. Até porque, elas fazem aumentar a produção de endorfina. Ou seja, proporcionará uma sensação de bem-estar, e ainda reduzir os níveis do seu estresse.

4- Descanse a mente

Você têm estresse com frequência? Descubra como acabar com ele

Sobretudo, destacamos que atividades como yoga e meditação não somente ajudam a reduzir os níveis de estresse, como também aumentam as defesas do sistema imunológico. Portanto, vale a pena pesquisar e investir nesses meios, não é mesmo?

Continua após a publicidade

Além do mais, alguns pesquisadores indicam que você tente ter 7 a 8 horas de sono todos os dias. Portanto, para que você consiga melhorar as suas noites de sono, é recomendado que você diminua o uso de cafeína. Inclusive, alguns pesquisadores indicam também você dormir todos os dias no mesmo horário e reduzir as distrações como televisão e celular.

5- Peça ajuda

Você têm estresse com frequência? Descubra como acabar com ele

Se mesmo depois de todas essas dicas acima você ainda sentir dificuldades de diminuir os níveis de estresse, nós do Segredos do Mundo aconselhamos que você procure ajuda de um psicólogo. Basicamente, um psicólogo poderá te ajudar a lidar com as fontes de estresse de forma efetiva.

Além do mais, ele ajudará a identificar situações e crenças que contribuem para elevar o estresse crônico. Ou seja, vocês juntos conseguirão desmistificar e resolver os seus problemas. E claro, você conseguirá novamente encontrar o seu bem estar.

O que achou da nossa matéria? Te ajudou?

Confira mais matérias do Segredos do Mundo: Abraços fazem bem à saúde! 5 explicações científicas para o fato

Continua após a publicidade

Fontes: Vittude

Imagens: Viva bem, Em tempo, Notícias ao minuto, Sindicato dos bancários, Vix, Sindicato dos bancários, Universo racionalista, Showmetech, Cultura da paz, Carlos Almada, Opas, Terra, Act institute, A mente é maravilhosa, Act institute, Blog pilates

Próxima página »

Escolhidas para você