Curiosidades

Eureka: significado e história por trás da origem do termo

Eureka é uma expressão usada para indicar a descoberta de uma solução para um problema difícil. Ou, simplesmente para indicar a descoberta de uma boa ideia.

Eureka trata-se de uma interjeição bastante utilizada pelas pessoas no cotidiano. Em síntese, ela possui origem etimológica na palavra grega “heúreka”, que significa “achar” ou “descobrir”. Desse modo, é utilizada quando alguém descobre a solução para um problema difícil.

A princípio, esse termo se originou através do cientista grego Arquimedes. Ademais, o Rei Hierão II havia proposto que ele confirmasse se a coroa era mesmo feita com uma certa quantidade de ouro puro. Ou se possuía alguma prata em sua composição. Assim sendo, ele tentou encontrar uma forma de responder.

Posteriormente, durante um banho de banheira, ele notou que poderia calcular o volume de um objeto calculando o volume de líquido deslocado ao submergi-lo totalmente. Ademais, ao solucionar o caso, ele sai correndo nu pelas ruas, gritando “Eureka!”.

O que significa Eureka?

Shop Eureka

Eureka consiste em uma interjeição. Ademais, ela significa “encontrei”, “descobri”. Geralmente, ela é utilizada com o intuito de expressar alguma descoberta. Além disso, também pode ser pronunciada por alguém que encontrou a solução para algum problema difícil.

Ademais, o termo tem origem etimológica na palavra grega “heúreka”, que significa “achar” ou “descobrir”. Logo, representa uma exclamação de felicidade pela descoberta. Enfim, o termo se tornou famoso mundialmente através de Arquimedes de Siracusa. Hoje, é comum usarmos a palavra eureka, quando finalmente desvendamos ou solucionamos um problema.

Origem do termo

Youtube

A princípio, acredita-se que a interjeição eureka foi supostamente pronunciada pelo cientista grego Arquimedes (287 a.C. – 212 a.C.). Quando descobriu a solução para um complexo problema apresentado pelo rei. Em suma, o Rei Hierão II forneceu uma quantidade de ouro puro para um ferreiro construir uma coroa votiva. No entanto, ficou desconfiado da idoneidade do ferreiro. Por isso, ele pediu para que Arquimedes confirmasse se a coroa era mesmo feita com aquela quantidade de ouro puro ou se possuía alguma prata em sua composição.

Entretanto, ainda não era conhecido uma forma de calcular o volume de algum objeto de formato irregular. Além disso, Arquimedes não poderia derreter a coroa e moldá-la em outro formato para determinar seu volume. Logo, durante um banho de banheira, Arquimedes encontra uma solução para o tal problema.

Em síntese, ele percebeu que poderia calcular o volume de um objeto calculando o volume de líquido deslocado ao submergi-lo totalmente. Assim sendo, com o volume e a massa do objeto, ele conseguiu calcular sua densidade e precisar se tinha alguma quantidade de prata na coroa votiva.

Por fim, ao desvendar o problema, Arquimedes sai correndo nu pelas ruas da cidade, gritando “Eureka! Eureka!”. Além disso, a sua grande descoberta ficou conhecida como “O Princípio de Arquimedes”. Que é uma lei da Física fundamental da mecânica dos fluidos.

Então, se você gostou dessa matéria, também pode gostar dessa: Bater as botas – Origem e significado dessa expressão popular

Fontes: Significados, Mundo Educação, Significados BR

Imagens: Shop, Educando seu Bolso, Youtube

Próxima página »

Escolhidas para você