Sabia que ficar sentado muito tempo faz mal? Já se questionou quanto tempo do seu dia você passa em uma cadeira, em um sofá ou até mesmo no banco do carro?
Enfim, mesmo que a prática pareça ser inofensiva ou pelo menos não tão maléfica, ela pode trazer vários danos. Aliás, pode até mesmo aumentar o risco de morte precoce.
Pesquisas feitas também indicaram que uma pessoa que pratica exercícios físicos de forma regular, mas fica sentada muito tempo, tem a mesma chance que uma sedentária de desenvolver alguns problemas.
Portanto, mesmo sendo uma pessoa ativa, é necessário se policiar para não ficar sentado por muito tempo. Além de diabetes e problemas cardiovasculares, o simples fato de ficar sentado também tem relação com o câncer.
O que ficar sentado muito tempo pode causar
Câncer
Ou seja, de acordo com pesquisas, pessoas que passam longos períodos sentados podem acabar desenvolvendo câncer de pulmão, do intestino e do endométrio.
Ficar sentado traz dores na coluna
Ao ficar sentado por muito tempo, a musculatura do abdômen e da região lombar, que ajuda a deixar a coluna estabilizada, fica mais relaxada. Portanto a pressão sobre os discos da coluna aumenta e isso acaba causando dores nas costas. Aliás, a pressão é ainda maior se a pessoa estiver sentado de forma errada.
Neoplasias
Os mesmos estudos que descobriram a relação com o câncer, também descobriram que os alimentos consumidos durante o tempo que se passa sentado podem trazer outros problemas, como o surgimento de neoplasias. Ou seja, é necessário evitar besteiras, como pizzas, refrigerantes e sanduíches também.
Aumento de peso
Se você fica sentado por muito tempo, obviamente, você se movimenta pouco. E o que isso causa? Um gasto baixo de calorias. Além disso, se sentar por muito tempo faz com que o metabolismo fique mais lento. Ou seja, o aumento de peso se torna comum. Podendo até causar obesidade em alguns casos.
Diminuição dos telômeros
Primeiramente: telômeros são estruturas que protegem o nosso DNA. Então ao ficar sentado por muito tempo os telômeros diminuem, deixando desprotegido o nosso material genético e aumentando o risco de mutações.
Diabetes
Anteriormente já foi dito que ficar sentado por um longo período auxilia no aumento de peso. Além disso, a posição também aumenta as chances de acumulo de gordura no abdômen. Enfim, isso tudo ajuda na produção de substâncias inflamatórias. Estas, por sua vez, podem afetar o pâncreas, criando uma resistência insulínica e por fim, causando diabetes.
Problemas circulatórios
Nossos vasos sanguínios ficam comprimidos quando nos sentamos. E isso faz com que o sangue não circule direito afetando a oxigenação dos órgãos. Além disso, a circulação ruim também pode fazer com que o transporte de hormônios e nutrientes seja mais difícil, causando outros problemas.
Tendinite e artrite
Quando você fica sentado muito tempo, principalmente quem trabalha com computador, as articulações sempre ficam estendidas ou flexinadas durante todo esse tempo também. Então esse esforço repetitivo acaba causando uma compressão dos nervos da mão, pulso ou joelho, além de uma sobrecarga na cartilagem que reveste as articulações.
Ficar sentado muito tempo também prejudica o cérebro
Pode parecer estranho, mas a verdade é que ficar sentado tempo demais pode fazer com que o fluxo de sangue para o cérebro seja menor. A longo prazo, isso pode afetar a saúde cerebral. Por outro lado, leves caminhadas de dois minutos podem acabar com o problema.
O que fazer para reduzir os danos de ficar sentado
Obviamente, é simples concluir que precisamos reduzir nosso tempo sentado. Contudo, às vezes isso pode não parecer uma tarefa tão simples. Então aproveite algumas dicas:
- Passe menos tempo assistindo à televisão sentado
- Aliás, também é interessante reduzir o tempo jogando videogame ou navegando na internet
- Durante o trabalho, levante sempre de meia em meia hora
- Também tente evitar lanchinhos na mesa
- Faça alongamentos durante os intervalos em pé
- Na escola tente se levantar durante os intervalos de cada aula
- E durante o recreio aproveite para fazer uma caminhada no pátio
- Pratique exercícios físicos
- Evite comer besteira e petiscos durante o tempo em que passar sentado
Enfim, gostou da matéria? Em seguida leia: Sono depois de comer – Por que sentimos e como evitar
Imagens: Celero, Revistagalileu, Doutorhernia, Brasileirinhaspizzaria, Veja, Socientifica, Unidos, Angiomedi, Hipolabor, Domtotal e Hotelvaledaspedras
Fontes: Brasilescola, Metlife e Uol