Filhos herdam a inteligência da mãe, afirmam estudos

Você pode até ser a cara do seu pai, mas, para bem ou para mal, sua inteligência é inteiramente responsabilidade da sua mãe, sabia? Quem afirma isso é um estudo desenvolvido pelo Departamento de Antropologia da Universidade de Coimbra, em Portugal.

Segundo o estudo, os filhos herdam a inteligência da mãe e não do pai ou dos dois. Além disso, contrariando a teoria em que os cientistas acreditavam até agora, a inteligência não é determinada por uma centena de genes, mas apenas por um ou dois.

Dificuldades cognitivas

Sobre essa última descoberta, a Ciência está bem empolgada. Em entrevista ao jornal português Correio da Manhã, Hamilton Correia, um dos cientistas responsáveis pelo estudo contou que a intensão agora é tentar localizar e isolar esse gene da inteligência.

Quando isso acontecer, é possível que os problemas associados às dificuldades cognitivas vão poder ser resolvidos.

Inteligência x casamento

Agora, com relação à inteligência dos filhos estar ligada à progenitora, os pesquisadores chegaram à conclusão que, inconscientemente, os homens sabem disso. Depois da observação de mais de 66 mil casais portugueses, em dois anos, eles concluíram que os homens costumam buscar, instintivamente, parceiras pelo menos três vezes mais inteligentes que eles para o casamento.

Hamilton revelou também que o fato dos genes da inteligência serem passados aos filhos pela mãe já tinham sido levantado, em hipótese, em um outro estudo feitos com ratos. Ou seja, é possível que a mesma coisa aconteça com outras espécies do mundo animal.

Interessante, não? Agora, falando em fatos intrigantes descobertos recentemente pela Ciência, você pode gostar muito (ou nadinha) de ler essa outra matéria: Irmão mais velho é mais inteligente, afirma a Ciência.

Fonte: Fatos Interessantes