Irmão mais velho é mais inteligente, afirma a Ciência

Se você for o irmão mais velho de sua família, pode comemorar que a Ciência confirmou suas suspeitas. Estudos desenvolvidos na Universidade de Leipzig, na Alemanha, descobriram que os filhos que nascem primeiro tendem a ser ligeiramente mais inteligentes que os demais.

Mas, calma, a coisa não é tão simples assim. O estudo tinha por objetivo investigar se a ordem de nascimento de uma criança tem poder de influência em sua inteligência e em sua personalidade.

O que os estudiosos descobriram, depois de observar mais de 20 mil pessoas da Grã-Bretanha, da Alemanha e dos Estados Unidos é que a tal diferença na inteligência do irmão mais velho não se trata, exatamente, de razões biológicas, mas do prestígio social que o primeiro filho tem dentro da família.

1

Irmão mais velho é menos saudável

Agora, se você não for o irmão mais velho, não fique triste. Outro aspecto analisado neste estudo foi a saúde entre os filhos dos mesmo pais e, de forma geral, os cientistas observaram que as crianças que nasciam depois do irmão mais velho parecem ser mais saudáveis e resistentes infecções e doenças autoimunes.

2

Conforme o estudo, isso tende a acontecer devido às mudanças que acontecem no útero materno a partir do segundo filho. Isso porque a criança, fruto de uma segunda, terceira (e assim por diante) gravidez fica menos blindada aos vírus e bactérias.

6

Depois do nascimento, o fato de ter outra criança em casa, que traz as contaminações de fora, também favorece o sistema imunológico dos demais irmãos. E, quando o organismo está fortalecido há menos chances das defesas da criança agir de forma incorreta e permitir que doenças autoimunes se desenvolvam, como a diabetes tipo 1, por exemplo.

Irmão mais velho x sexualidade

Outro fato, no mínimo, curioso identificado pelo estudo é que ter um irmão mais velho também aumenta as chances dos irmãos mais novos serem homossexuais. Segundo os especialistas, este seria o resultado de um efeito biológico.

3

Isso acontece, conforme mostraram, porque a cada feto masculino o útero materno se altera e produz uma proteína particular para a formação dos órgãos masculinos. O corpo da mãe, por outro lado, produz anticorpos como resposta a esse tipo diferenciado de proteína.

Nas próximas gestações, caso sejam fetos masculinos novamente, o bebê em desenvolvimento fica mais exposto a estes anticorpos da mãe. Mas, claro, esta resposta imunológica natural, chamada de “fenômeno do irmão mais velho”, é apenas uma mínima influência que a sexualidade do homem pode ter.

5

De forma geral, os cientistas alertam que estes são apenas resultados iniciais da pesquisa. Segundo eles, características como inteligência e sexualidade são determinadas por inúmeros fatores diferentes e interligados, como o tamanho da família, a idade de mãe na época da gestão e, claro, a genética. Logo, encontrar relação entre estes fatores é extremamente complicado, especialmente sem amplos estudos sobre os assuntos.

7

E, se for capricho do destino, você não for o irmão mais velho melhor conferir esta outra matéria: 5 coisas que deixam você mais inteligente, segundo a Ciência.

Fonte: BBC