Listas

15 filmes incríveis inspirados no mito de Doppelgänger

A ideia de um clone ou gêmeo maligno sempre esteve presente no cinema e aterroriza as pessoas só de pensar no fenômeno chamado Doppelgänger.

Em suma, doppelgänger é um termo de origem alemã que remete ao duplo fantasmagórico ou sósia do mal de uma pessoa viva, que inclusive é um tema muito presente em filmes e séries.

A palavra vem de doppel, que significa “duplo” e gänger: “andar”. Assim, um doppelgänger é um clone ou um gêmeo que não veio a este mundo precisamente para ser seu amigo. Aliás, nas lendas nórdicas e germânicas, o Doppelgänger é um presságio de morte, doença ou má sorte.

No mundo de Hollywood, várias celebridades foram acusadas de serem viajantes do tempo ou ter Doppelgängers em diferentes momentos da história. Um deles é Keanu Reeves, que se tornou viral por muito tempo ao encontrar fotos dele onde ele “não envelhece”.

Confira os principais filmes inspirados em doppelgänger abaixo!

Continua após a publicidade

15 filmes inspirados em Doppelgänger que você precisa assistir

1. Nós

Com seu toque de crítica social e reflexão sobre o racismo nos Estados Unidos, esta história de terror é sobre uma família que se depara com cópias exatas de cada um deles, que pretende matá-los.

2. Lua

Ficção científica com uma análise sutil da tecnologia, transcendência humana e isolamento, o protagonista é um astronauta na Lua, chegando ao fim de sua missão, ou assim ele acredita inicialmente.

3. Coherence

O conceito é fantástico e oferece explicações, mas está aberto a interpretações. Em suma, é um filme sobre amigos que se encontram para jantar no dia em que um cometa passa, descobrindo outras realidades paralelas.

4. O Grande Truque

Uma história de identidade, ilusão, inimizade e competição, segue dois mágicos rivais tentando superar o outro, às vezes com a ajuda da ciência, às vezes com segredos escondidos nas mangas.

Continua após a publicidade

5. Parallel

Interessante história dirigida pelo mexicano Isaac Ezban, foca em alguns amigos que encontram um portal para universos paralelos, que tentam usar a seu favor até que fique fora de controle.

6. Coraline

Baseado em uma história de Neil Gaiman, combinada com um excelente produção audiovisual, Coraline encontra uma porta secreta para uma realidade alternativa, onde as coisas não são o que parecem.

7. O Duplo

Comédia negra baseada no livro de mesmo nome de Dostoiévski, segue um trabalhador de escritório com uma vida monótona que entra em crise quando um clone aparece e consegue tudo o que sempre quis. Portanto, é um dos filmes mais interessantes inspirados em Doppelgänger.

8. +1

Uma anomalia de espaço-tempo faz com que dezenas de adolescentes em uma festa se dividam em pares, com os clones lembrando quase nada dos eventos que ocorreram antes da anomalia. Imagine a angústia juvenil, multiplicada por dois.

Continua após a publicidade

9. Oblivion

A grande história desse filme é que o personagem de Tom Cruise foi clonado inúmeras vezes e posicionado em diversos setores para destruir o pouco que resta da Terra. Com efeito, o protagonista encontra vários de si mesmo e descobre a verdade, aquela verdade que todas as cópias ocultaram.

10. Eu, Minha Mulher e Minhas Cópias

Nunca é uma boa ideia se clonar para evitar o trabalho, como Doug Kinney (Michael Keaton) aprendeu nesta comédia pouco lembrada. Quatro Dougs estão andando pelo filme, cada um com sua particularidade, incluindo o clone pouco inteligente.

11. O Sexto Dia

Quase ninguém fala sobre esse filme de ação, mas ele nos apresenta uma grande questão: o que as entidades do mal poderiam fazer com uma cópia de um? Nesse caso, Adam ( rnold Schwarzenegger) descobre que tem uma versão corrompida de si mesmo, e até briga com ela.

12. Replicante

Este filme é um dos clássicos de ação de Jean-Claude Van Damme. Garrotte (Van Damme) é um assassino sanguinário que gosta de matar pessoas colocando fogo nelas.

Continua após a publicidade

Desse modo, um policial veterano, prestes a abandonar o caso, terá que se unir ao clone do próprio assassino, que pode ser a única pessoa capaz de detê-lo de uma vez por todas.

13. A ilha

Tudo parece idílico na Ilha onde vivem Ewan McGregor e Scarlett Johansson. Mas sob uma mentira sobre a destruição da humanidade e a salvação de uns poucos escolhidos, esconde-se uma trama onde o ser humano, em seu eterno egoísmo, decidiu se clonar para ter “peças de reposição” em caso de doença.

14. Alien – A Ressurreição

Há um momento verdadeiramente grande e memorável dentro do filme. A cena em que Ripley encontra as tentativas fracassadas de se clonar é maravilhosamente perturbadora – é nojenta, triste e perfeitamente pertinente ao tema.

15. Entre Realidades

Por fim, fechando a lista de filmes inspirados em Doppelgänger, temos o longa Entre Realidades. Assim, nele Alison Brie interpreta Sarah, uma jovem tímida que evita a vida social em favor de artesanato, cavalos e crimes sobrenaturais.

Continua após a publicidade

Como resultado da última possessão, combinada com uma série de sonhos cada vez mais perturbadores, Sarah chega à conclusão de que ela é, de fato, um clone de sua avó, ou talvez uma versão dela deslocada no tempo.

Fontes: Aficionados, Cineplot, Horrorizadas, Canto dos Clássicos

Leia também:

20 sósias dos famosos no reino animal

Continua após a publicidade

Teorias da conspiração: o que leva as pessoas a acreditarem?

Irmãos gêmeos – 6 mitos e verdades sobre os gêmeos

Quase gêmeos: 14 celebridades e seus irmãos idênticos

Stranger Things: conheça a Eleven russa, da vida real

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você