Mundo Animal

Formigas, 10 segredos incríveis que talvez você não sabia sobre elas

As formigas são tão antigas quanto os dinossauros, e sobreviveram tanto aos meteoros quanto a era glacial! Confira outras curiosidades incríveis sobre o mundo desses minúsculos insetos

A natureza possui milhões de animais compondo a fauna da Terra, porém, um número muito restrito deles está no nosso cotidiano. Uma dessas pouco variedades que estão em contato com os seres humanos quase todos os dias, são as formigas. Esses insetos caminham junto conosco.

Mas, mesmo com tamanha importância, o que você sabe sobre esses bichinhos na prática? Talvez que elas sejam conhecidas por conseguirem levantar e carregar objetos muitas vezes mais pesados do que elas mesmas, que andam pelas paredes e que possui uma variedade de espécies.

Mas existem muitas coisas que talvez você não saiba, e o Segredos do Mundo trouxe algumas versões dessa para você.

Confira 10 coisas que talvez você não sabia sobre formigas

10 coisas que talvez você não sabia sobre formigas

1 – Um estudo de Harvard mostrou que as formigas surgiram durante o período Cretáceo, há cerca de 130 milhões de anos. Elas são tão antigas quanto os dinossauros, e sobreviveram tanto aos meteoros quanto a era glacial.

2 – Com exceção da Antártica e do Ártico, mais de 10 mil espécies de formigas existem em todos os cantos da Terra.

3 – Há cerca de 10.000.000.000.000 de formigas vivas na Terra. A estimativa veio dos pesquisadores Bert Hölldobler e Edward O. Wilson, que ganhou o prêmio Pulitzer. As formigas representam cerca de 20% da biomassa animal terrestre, quantidade que excede a dos vertebrados.

10 coisas que talvez você não sabia sobre formigas

4 – As formigas rainhas podem chegar aos 30 anos, 100 vezes mais do que outros insetos de tamanho similar. A maioria das formigas vivem de 1 a 3 anos.

5 – Esses insetos têm dois estômagos. O primeiro é para guardar comida para o seu próprio consumo, enquanto o segundo é para manter alimentos que serão compartilhados com outras formigas.

6 – Elas tem superforça, uma vez que conseguem suportar de 10 a 50 vezes o seu peso. Algumas espécies podem aguentar até 100 vezes o seu peso.

10 coisas que talvez você não sabia sobre formigas

7 – As formigas não tem pulmões. Elas respiram através de buracos localizados dos lados de seus corpos. Esse buracos são conectados através de uma rede de tubos que ajudam a distribuir o oxigênio para as células do seu corpo.

8 – Elas não tem ouvidos. Elas ouvem por meio de vibrações no solo, através de sensores especiais em seus pés e joelhos.

9 – Paraponera Clavata, conhecida como formiga-bala, tem a mordida mais dolorosa de todas, sendo que se assemelha a dor de levar um tiro e pode durar até 24 horas.

Formigas, 10 segredos incríveis que talvez você não sabia sobre elas

10 –  A picada da jack-jumper, também conhecida como formiga saltadora, pode ser fatal.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Aranhas mais venenosas do Brasil e o que o veneno delas pode causar

Fonte: HiperCultura

Imagem: Resumo da Moda

Próxima página »

Escolhidas para você